Mulher é maravilha! SEMAS de Ibirapuã promove semana de programação especial no mês da mulher

Lorena Andrade Costa Souza, empresária
“Com relação ao mercado de trabalho é possível observar que tem espaço sim para as mulheres, que é preciso cada uma identificar o seu papel enquanto mulher, esposa, filha, empresária, dona de casa e saber administrar tudo, porque o potencial da mulher sem dúvidas é muito grande e com isso cada vez mais a mulher tem conquistado seu espaço pelo seu jeito diferenciado de lidar com as dificuldades na sociedade”, diz Lorena Andrade Costa Souza, 22 anos, empresária, homenageada no evento.
A manhã desta segunda-feira, 25 de março, marcou o início da programação em homenagem a mulher na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). O evento que vai até quinta-feira, 28, tem o objetivo de mostrar a importância e direitos da mulher na sociedade e contou com a presença feminina da sociedade local, que tiveram suas trajetórias homenageadas pelo legado construído pautado na força da mulher ibirapuense.

Celina Celestina de Jesus, dona de casa
“Trabalhei em várias casas de famílias para criar e educar meus filhos e filhas, com honestidade e dando valor ao suor do trabalho, sem pegar em nada dos outros. Hoje ensino as minhas netas a trabalharem e lutar pelo o que é delas”, disse Celina Celestina de Jesus, dona de casa, umas das homenageadas representante das mulheres.
Estiveram presente também o prefeito, Calixto Antônio Ribeiro, secretários e vereadores do município. O gestor agradeceu a presença de todos, elogiou o trabalho da secretária de Assistência Social, Leda Pinho, e também parabenizou todas as mulheres presentes pela força e representatividade.

Calixto Antônio Ribeiro, prefeito de Ibirapuã
“Quero parabenizar todas as mulheres pela força, garra, determinação e coragem. Todas estão de parabéns”, disse Calixto, emocionado mencionando ainda o exemplo de mulher que é a sua esposa.
O ponto forte da solenidade ficou por conta das homenagens feitas por Leda Pinho às mulheres presentes, ela citou cada uma na sua particularidade, em especial, o exemplo de mulher que são e que encorajam as demais na sociedade a lutarem e buscar cada dia mais seu lugar no meio.

Leda Pinho, secretária de Assistência Social
“Agradeço a vocês por existirem, vocês são exemplo pra nós, são mulheres que todos os dias nos ensinam algo novo e nos impulsionam a querer levantar das nossas camas, a trabalhar, ser boas mães, esposas, que nos ensinam a buscar, não desistir e alcançar nossos objetivos e sonhos. Muito obrigada a vocês mulheres guerreiras, fortes e batalhadoras.”
Em meio a emoção do momento, Leda ainda fez questão de ressaltar a importância da primeira dama, Elizabeth Cardoso, no trabalho social prestado no município como exemplo de mulher e determinação.
Durante todo o evento, as mulheres presentes não escondiam a ansiedade para o início das oficinas e laboratórios que irão acontecer durante toda a semana. Na programação que conta ainda com dia de beleza, palestras, mini cursos, homenagens, apresentações teatrais, bingo e muito mais.
“Gosto muito de participar desses momentos oferecidos pela Assistência Social, são muito proveitosos e tenho muito interesse em fazer os cursos oferecidos aqui, já trabalho com artesanatos, faço tapetes e acredito que vai acrescentar muito na minha vida esses cursos”, relatou Izabel Pontes, dona de casa, 58 anos.
Após as homenagens deu-se início a palestra ministrada pela dr. Janaina, com o tema “Mulher: dignidade e empoderamento“.

Janaina, doutora e palestrante do evento
A palestrante iniciou falando sobre a importância de comemorar o Dia Internacional da Mulher e de como isso reflete no papel feminino enquanto mulher nos dias atuais.
“Historicamente já sofremos demais, agora chegou o momento de ocuparmos os nossos lugares. Devemos correr atrás e não ficar caladas, porque os lugares existem e precisam ser ocupados por essas mulheres que tem força, coragem, vontade que outrora foram atacadas, mas estão fazendo história”, disse Núbia, 36 anos, professora de história e homenageada no evento pela sua força, garra e determinação.
Edição Bell Kojima/Repórter Coragem