Meio Ambiente: evento com palestras, mutirão e roda de conversa marcam comemoração ao Dia Mundial da Água
O auditório do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (Cetepes) foi palco de discussões produtivas e reflexivas sobre o tema “Água, desenvolvimento para a humanidade”.
O evento, que aconteceu nesta terça-feira, 26 de março, foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Teixeira de Freitas em parceria com professores do Curso Técnico em Floresta do Cetepes, e reuniu estudantes do ensino médio do Cetepes, do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e do Centro Educacional Machado de Assis (Cemas).
O principal objetivo do evento foi alertar os estudantes para a importância da utilização consciente da água, recurso fundamental para a manutenção da vida humana.
O evento contou com a palestra “O uso da água e impactos ambientais”, ministrada pelo biólogo e chefe de fiscalização da Semma, Marcelo Gomes Fonseca, a palestra “Água virtual no ciclo da produção de alimentos”, pelo professor, Gutto Monzelle, do IF Baiano, além de uma roda de conversa com os estudantes, apresentação de trabalhos e mutirão de limpeza na Área de Preservação Permanente (APP), que fica nos arredores do Cetepes.
O secretário de Meio Ambiente, José Archangelo Deppizol, disse que o papel da secretaria nestas ações é se inserir num movimento de ação social para divulgar a consciência sobre o valor da água e as agressões que a sociedade faz com relação à preservação da água.
“Hoje foram apresentados números impactantes que mostraram o quanto estamos distantes do ideal. Por exemplo, Cada habitante produz 150 litros de esgoto por dia, numa cidade como Teixeira que possui mais de 160.000 habitantes, equivale a produção de 2400 caminhões-pipa (10.000 litros) de esgoto por dia, mas apenas 42% deste esgoto é tratado.”
E completou:
“A água é fundamental para todos os povos e todos os indivíduos e precisamos da mobilização destes estudantes, que se tornarão multiplicadores destas ideias.”
Para a estudante do Curso Técnico em Floresta, Emile Felismino, as pessoas precisam dar mais valor e importância à água.
“É fundamental participar destas discussões, porque nós sabemos que as pessoas não cuidam muito bem da água porque ainda não sentiram a falta. Mas precisamos mudar essa realidade.”
Por Ascom PMTF Edição Bell Kojima/Repórter Coragem