Justiça considera ilegal, pois a Prefeitura paga acima do piso nacional destaca Temóteo Brito

Na manhã de sexta-feira (7), o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Brito, realizou coletiva de imprensa para abordar a greve dos professores municipais e a decisão da justiça de declarar a ilegalidade da paralisação.

Na abertura, o prefeito Temóteo Brito ressaltou que o diálogo sempre esteve aberto. “É importante falar que desde o ano passado nós estamos conversando com a APLB – sindicato, participando de todas as reuniões e com o diálogo aberto, pois entendemos que esta é a obrigação da gestão. Permanecemos dispostos ao diálogo com a categoria para a melhoria de todo o sistema educacional do nosso município”.

Em sua fala, o gestor destacou os repasses feitos à categoria. “O município de Teixeira de Freitas cumpre a lei federal que trata do piso salarial nacional para o magistério. O menor vencimento base da categoria está 5% acima do piso mínimo nacional em vigor. O pagamento é feito acima do piso nacional, em dia. Depois de ouvir todos os nossos setores ligados às finanças, entendemos que não teria como dar este aumento e não ter condição de manter este pagamento, pois a nossa prioridade é cumprir com a lei e fazer todos os nossos pagamentos em dia, como estamos fazendo para todos os nossos servidores”.
A decisão da justiça sobre a ilegalidade da greve saiu nesta quinta-feira (6) por entender que a Prefeitura tem cumprido com as obrigações em relação ao magistério, pagando acima do piso nacional. “Nós conclamamos a todos os professores que voltem ao trabalho e que possamos continuar o serviço que deve ser oferecido aos nossos alunos e a nossa população, sem que ninguém seja prejudicado. Nossa prioridade é o bem de Teixeira de Freitas”, falou o prefeito.
Confira a entrevista na íntegra
Na coletiva, jornalistas puderam fazer questionamentos sobre o tema e ter acesso às informações sobre a situação. “Nós convocamos esta reunião, pois sabemos que é obrigação da gestão dar satisfação à população e através da imprensa ampliar estas informações para toda Teixeira de Freitas, nós queremos um município melhor, forte e participativo, e queremos continuar no caminho do desenvolvimento”.