24h
UPA 24h implanta modelo de atendimento com avaliação imediata de pacientes
Com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento na unidade, a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Teixeira de Freitas fez uma adequação ao modelo de classificação, por meio de cores, já utilizado. O protocolo, que é uma orientação do Ministério da Saúde (MS), aponta o tempo mínimo de atendimento para cada paciente que procura a unidade, sinalizando um potencial risco de morte, agravos à saúde ou o grau de sofrimento.
Segundo a diretora da UPA, Valéria Forza, a intenção é melhorar e humanizar ainda mais o atendimento.
“Percebemos que muitos pacientes chegavam à unidade sem saber qual o seu quadro clínico, e isso os fazia pensar que poderia ser uma situação mais grave. Então decidimos mudar o fluxo da classificação para que ele passe pela pré-triagem antes mesmo de fazer a ficha”, explicou.
A mudança já está aprovada pelos usuários. Seu Domingos Novais notou a diferença no atendimento.
“Agora a gente chega e já é avaliado pela moça, e ela já fala como está a pressão, como está a glicose. A gente fica mais tranquilo sabendo que está tudo controlado e que não é grave”, disse.
Para o coordenador de enfermagem da UPA, Washington Meirelles, esta mudança impactou positivamente a qualidade no atendimento.
“Agora conseguimos identificar com mais rapidez pacientes potencialmente graves, e esse paciente, se tiver alteração dos sinais vitais, no momento da triagem já é levado para a sala vermelha onde é avaliado rapidamente.”
O PROTOCOLO DE CLASSIFICAÇÃO
A identificação é feita pela equipe de enfermagem da unidade. Após a avaliação, os Boletins de Atendimento Médico já recebem cores que identificam o grau de risco:
VERMELHA: indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato, tendo prioridade entre os demais. A previsão é de que o atendimento aconteça em até 10 minutos. Exemplos:
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politraumatizado grave – lesão grave de um ou mais órgãos e sistemas;
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queimaduras com mais de 25% de área de superfície corporal ou com problemas respiratórios;
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trauma cranioencefálico grave;
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estado mental alterado ou em coma, com histórico de uso de drogas;
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comprometimentos da coluna vertebral;
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desconforto respiratório grave;
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dor no peito associada à falta de ar;
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crises convulsivas (inclusive pós-crise);
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intoxicações exógenas ou tentativas de suicídio;
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reações alérgicas associadas à insuficiência respiratória;
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complicações de diabetes (hipo ou hiperglicemia);
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parada cardiorrespiratória;
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hemorragias não controláveis;
-
alterações de sinais vitais em paciente com sintomas diversos.
Ou seja, pacientes em risco iminente de morte.
AMARELA: significa urgência e demanda atendimento rápido, que deve acontecer em até 30 minutos. Exemplos:
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politraumatizado sem alterações de sinais vitais;
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trauma cranioencefálico leve;
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convulsão nas últimas 24 horas;
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desmaios;
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alterações de sinais vitais em paciente sintomático;
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idade superior a 60 anos;
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hemorragia moderada (controlada) sem sinais de choque;
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vômito intenso;
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crise de pânico;
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dor moderada;
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pico hipertensivo.
Isto é, pacientes que estão se sentindo mal, mas não correm risco iminente de morte.
VERDE: indica menor urgência, casos em que o paciente pode aguardar atendimento. Nessa situação, o atendimento pode acontecer no prazo de 120 minutos. Exemplos:
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asma fora de crise;
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enxaqueca – pacientes com diagnóstico anterior de enxaqueca;
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estado febril sem alteração nos sinais vitais;
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resfriados e viroses sem alteração nos sinais vitais;
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dor leve;
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náusea e tontura;
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torcicolo;
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hemorragia em pequena quantidade controlada (sem sinais de instabilidade hemodinâmica);
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drenagem de abscesso.
AZUL: indica paciente sem urgência, aqueles que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesses casos, o atendimento pode ser realizado em até 240 minutos. Exemplos:
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queixas crônicas sem alterações agudas;
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unha encravada;
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troca de sondas;
-
aplicação de medicação externa com receita.
QUANDO PROCURAR A UPA
A UPA presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica. Presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial para definir a conduta necessária para cada caso. Garante o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento.
Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA:
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febre alta, acima de 39°;
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fraturas e cortes com pouco sangramento;
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infarto e derrame;
-
queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura;
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cólicas renais;
-
falta de ar intenso;
-
crises convulsivas;
-
dores fortes no peito;
-
vômito constante.
Edição: Bell Kojima