Filha chora e faz apelo para mãe com AVC ser transferida de Itanhém para Teixeira
No final da tarde deste domingo, 29 de setembro, uma filha desesperada e chorando usou as redes sociais para apelar pela transferência para a cidade de Teixeira de Freitas, de sua mãe que, desde a manhã deste sábado, 28, está internada no Hospital Maria Moreira Lisboa, em Itanhém, em razão de um acidente vascular cerebral (AVC).
Rafaela Rodrigues Moreira, gravou dois vídeos relatando o descaso no atendimento a sua genitora que, segundo ela, está com um lado toda paralisado.
“Eu queria que vocês de Itanhém pudessem dar uma mão pra nós, por favor, dar uma mão, eu peço a população de Itanhém, que vai pra Secretaria de Saúde, pede pra aquele povo tomar providência dos exames, da transferência de mãe, é uma vida! [sic]”, apelou.
Rafaela é do distrito de Salomão, município de Itanhém, mas, há 7 anos vive em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. A mãe dela, Mariana Rodrigues Moreira, 78 anos, esteve lá em setembro do ano passado para, entre outros tratamentos, cuidar da síndrome do túnel do carpo, que é uma neuropatia resultante da compressão de um nervo que fica entre a mão e o antebraço. Esta doença provoca dormência, formigamento e é causada principalmente por lesões relacionadas a esforço repetitivo.
“[Na ocasião] a área da Saúde de Itanhém não tomou providências para fazer os exames, por isso ela veio pra cá”, disse Rafaela Moreira, quando procurada pela imprensa.
Em maio desse ano, a mãe de Rafaela retornou para Salomão, onde vive a maioria dos familiares.
“Ela teve o AVC no sábado pela manhã, prestaram os primeiros socorros, mas não tomaram as devidas providências”, explicou Rafaela.
“Uma enfermeira me disse que o médico só solicitaria a transferência de minha mãe se fizesse um exame de tomografia e que depois disso precisaria haver uma autorização do Estado da Bahia”, completou.
“Quem tá com AVC não sobrevive tanto para esperar a boa vontade deles”, concluiu.
Edição: Bell Kojima