Nota sobre solicitação do atendimento do SAMU 192
A Secretaria de Saúde do município de Caravelas vem à público esclarecer os fatos relacionados à morte de uma caravelense, explorada por políticos com interesses politiqueiros.
Primeiro queremos nos solidarizar com a perda. Depois, dizer que não temos poder sobre a vida, nem sobre a morte. Não fosse difícil a perda de um ente querido, os familiares ainda passaram a conviver com a exposição do caso, no entorno de interesses políticos.
O CASO
Dona Bernarda Serafim Marcelino, faleceu na madrugada do dia 19 de setembro, por volta das 2h, conforme a Declaração de Óbito N.º 28020732-8, assinada pelo médico legista, dr. Ademir Alves Pereira, do Instituto Médico Legal (IML).
Minutos antes de morrer, dona Bernarda solicitou atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e a ambulância estava na estrada, no trecho entre Teixeira de Freitas e Caravelas, chegando às 2h da madrugada, no encerramento do serviço de transferência, iniciada às 23h10 do dia 18 de setembro, para transportar a paciente Solange Dercílio dos Santos, para a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), localizada na cidade de Teixeira de Freitas.
Dona Bernarda chegou ao Hospital Municipal de Caravelas (HMC) com rápida evolução do quadro clínico para óbito, mesmo com a realização de manobras necessárias para preservar a vida, pelo médico plantonista e equipe, conforme foi acompanhado por parente próximo à paciente.
Para garantir toda a transparência necessária à família, o atestado médico foi emitido pelo IML.
OBRIGAÇÕES DO MUNICÍPIO
A Constituição Federal do Brasil, no Art. 196, garante o direito de todos à saúde e tem sido esse o trabalho de Caravelas, mediante políticas sociais e econômicas para reduzir o risco de doença e de outros agravos, além de melhorar a infraestrutura para acesso universal e igualitário de todos os caravelenses.
Avaliações periódicas realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e pelo Ministério da Saúde (MS) mostram a curva crescente da qualidade de serviços oferecidos com a melhoria da infraestrutura e dos recursos utilizados na rede municipal de saúde, num contraste histórico de anos de abandono.
Em respeito à memória de dona Bernarda, não vamos nos aproveitar da situação para citar o número de ações do município para melhorar toda a rede de saúde e de atendimentos à população.
Edição: Bell Kojima