conilon
3° Concurso Regional Conilon de Qualidade premia produtores
Desenvolvimento e qualidade. Foram as duas palavras que definiram o 3° Concurso Regional Conilon de Qualidade, em Teixeira de Freitas. A cerimônia de premiação aconteceu na manhã do último sábado, 5 de outubro, na 37ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, realizada no Parque de Exposições Temóteo Alves de Brito.
Houve a abertura com a palestra “Produção de Café Conilon Especial“, com Tassio Souza, degustador e mestre de torra de cafés do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper-ES). Após a palestra houve a premiação das melhores amostras de café da região.
A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas (PMTF), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, é uma das instituições apoiadoras do projeto.
Para o secretário de Agricultura, Dori Neves, o concurso tem crescido ano após ano e hoje já pode ser considerado um marco para o desenvolvimento da produção de café conilon na região Extremo Sul.
“É de grande importância para incentivar a produção e o fortalecimento de mais esta cultura para o nosso município e para toda a região. Nós da secretaria nos orgulhamos muito pois tem sido um concurso feito por pessoas especialistas no assunto, reunindo produtores de pequeno, médio e grande porte.”
O objetivo do concurso é incentivar a produção de café conilon de melhor qualidade no Extremo Sul da Bahia e levar conhecimento aos produtores sobre, plantio, manejo e comercialização do produto.
Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), explicou que o Extremo Sul da Bahia é uma região importante do ponto de vista da agricultura e da pecuária, e tem uma diversidade muito grande de produção.
“O café conilon é uma das potencialidades dessa região e nós aproveitamos a exposição e fizemos um evento chamado ‘Semana do Produtor Rural’ que trabalhou a capacitação e qualificação. Foi uma satisfação estar aqui e ter a oportunidade de participar de uma prova do melhor café conilon aqui da região. Pois isso representa na geração de emprego, geração de renda e oportunidades futuras para o produtor”, disse Humberto.
Guilherme Caracini foi o ganhador do principal prêmio, o de “Melhor Amostra de Café Conilon (Lote)”. Para ele, que é um produtor recente de café, a premiação foi uma surpresa.
“É uma satisfação enorme sentimos orgulho por que vemos que o trabalho está sendo bem realizado e que conseguimos levar a mesma tradição da produção de mamão para a produção do café”, explicou o ganhador.
A lista de premiação foi a seguinte:
- Categoria Lote:
1º Casio Caracini – 81,56 pontos
2º Cidinei Zuqui – 80 pontos
3º Ricardo Nitz – 77,25 pontos
4º Eduardo Capelini – 75,87 pontos
5º Luis Gaspari – 75,37 pontos
- Categoria Microlote:
1º Paulo Varejão – 79,93 pontos
2º Carmelita – 77,75 pontos
3º Jane Paulino – 77,5 pontos
4º Claudio Olímpio – 77,37 pontos
5º Gerlei Santos – 75,5 pontos
Edição: Bell Kojima