ambiente
Nova Viçosa se mobiliza rápido após chegada de óleo em Abrolhos
Segundo comunicado do grupo de acompanhamento formado por Marinha, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pequenas manchas de óleo atingiram neste sábado, 2 de novembro, o Parque Nacional de Abrolhos, um dos principais berços de biodiversidade marinha do Atlântico Sul. A primeira observação foi de pequenos fragmentos registrados na praia Norte da Ilha de Santa Bárbara, uma das 5 que formam o Arquipélago de Abrolhos.
De imediato o município de Nova Viçosa através tanto da prefeitura com suas secretarias afins (Meio Ambiente, Obras, Administração e Saúde), quanto a Câmara de Vereadores se mobilizaram na tentativa de estarem preparados para poder enfrentar a chegada da ameaça desastrosa do óleo.
Em parceria com empresas do segmento ambiental ou que disponibilizam algum conhecimento na área, o município já disponibilizou duas capacitações de enfrentamento, que se iniciou neste sábado mesmo, assim que a Marinha emitiu os primeiros comunicados oficiais de presença de óleo na região.
A 2tree Consultoria Ambiental, através do seu Analista Ambiental, Thiago Rizzo, promoveu ainda na tarde deste sábado a primeira capacitação. Cerca de 50 pessoas se voluntariaram para receberem as informações, o “treinamento” aconteceu no espaço do Clube ZP em Nova Viçosa. Uma segunda capacitação está marcada para segunda-feira, 4 às 18h, no Centro de Treinamento, com representante da Suzano.
O prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, esteve reunido com o presidente da Câmara, vereador José Anastácio e o vereador João Farias, para encontrarem mecanismos legais de responsabilizar a petroleira grega Delta Tankers, proprietária da embarcação navio-tanque Bouboulina, assim que se confirmarem as suspeitas de que foi a empresa a responsável por esse crime.
“Já temos sofrido muito com desastres em nossas praias, não vamos dessa vez nos calar e esperar a boa vontade de ninguém, os responsáveis vão ter que ressarcir o povo de Nova Viçosa e região por mais esse crime ambiental” disse o vereador João Farias.
Navios, fragatas e corvetas da Marinha, além de um navio da Petrobras, atuam no monitoramento e na contenção da chegada do óleo na região. Uma equipe de técnicos, mergulhadores e voluntários já treinados, partiram numa missão para o arquipélago de Abrolhos, dentre eles o experiente mergulhador Cristiano Martins, um dos voluntários que também tem feito saídas de monitoramento fornecendo boletins diários da situação do óleo na região.
Edição: Bell Kojima