da penha
PM capacita policiais que vão atuar na Ronda Maria da Penha
Mais um passo para a instalação da Ronda Maria da Penha em Teixeira de Freitas foi dado com a capacitação de policiais militares da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Também participaram militares da 44ª CIPM/Medeiros Neto, 88ª CIPM/Mucuri e da 89ª CIPM/Alcobaça, 13º BEIC/ Teixeira de Freitas, além de representantes de órgãos ligados à defesa da mulher.
Durante quatro dias, desde a última segunda-feira (11), os policiais receberam instruções de gênero, legislação, protocolos e técnicas aplicadas à Ronda Maria da Penha, estudo de casos e, na prática, fizeram visitas orientadas a algumas mulheres que têm medidas protetivas na cidade de Teixeira de Freitas.
O curso foi ministrado pela major Denice Santiago, que trabalha no combate à violência contra a mulher, desde o ano de 2015, quando o programa foi criado na Bahia. Ainda fazem parte da equipe de capacitação o sargento Djair Moura e a soldado Joélia Santos.
A delegada da DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher), Viviane Scofield, foi uma palestrante convidada que discorreu sobre a legislação relativa ao tema.
A cerimônia de entrega de certificados aos participantes do curso de capacitação da Ronda Maria da Penha foi realizada na manhã de quarta-feira (14), no auditório do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), onde também ocorreu a capacitação.
Durante o evento, a major Denice Santiago reafirmou o compromisso da Ronda Maria da Penha em defesa da mulher e apresentou um slide com um breve conteúdo programático da capacitação. O major Silvio Nunes, que comanda a 87ª CIPM, enfatizou que dará o suporte e a independência necessária para que a ronda dê atenção e acompanhe a mulher vítima de violência. A promotora Graziela Junqueira parabenizou a iniciativa da PM, destacando que as mulheres assistidas pelo projeto se sentirão mais seguras. O advogado Matheus Silva Bastos, da Defensoria Pública, enalteceu a ação preventiva da ronda. O secretário da Assistência Social, Gilberto Silva Santos, disse que será parceiro “nesse embate em defesa da mulher”. A vereadora Erlita Freitas (PT), que é vice-coordenadora do Território de Identidade do Extremo Sul registrou sua felicidade em ver a concretização de um sonho. A delegada da DEAM, Vivianne Scofield, defendeu a existência de um defensor público exclusivo para atender mulheres vítimas de violência.
“Tivemos uma redução em 36% nos crimes de homicídio em referência ao ano passado, no período de Jan a Nov, e a Ronda Maria da Penha, com sua ação preventiva, nos ajudará ainda mais a diminuir a criminalidade no nosso município”, garantiu o major Silvio Nunes, dizendo que “a ronda nasce em berço de ouro”, para ilustrar a boa parceria que, segundo ele, a Polícia Militar tem com o Poder Judiciário, Ministério Público e todas as demais instituições que trabalham na segurança pública e na promoção social.