Caravelas: pescadores ganham Centro de Convivência que será inaugurado nesta quinta-feira, 19
Um espaço comunitário com o intuito de proporcionar momentos de lazer, confraternização, atividades coletivas e geração de renda. Essa é a proposta do Centro de Convivência dos Pescadores Didácio Benedito de Oliveira – Buzano, que será inaugurado nesta quinta-feira, 19 de dezembro, às 10h, em Caravelas. O espaço foi uma demanda que surgiu em ação promovida pela Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiras de Barra de Caravelas, que contou com a participação da Suzano e da prefeitura municipal.
O Centro de Convivência teve origem após debates coletivos realizados em assembleias no Conselho da RESEX por meio das Condicionantes Marítimas do Terminal de Caravelas em que se definiu o que seria necessário para a construção do espaço. O projeto foi apresentado em reunião do Programa de Apoio à Atividade Pesqueira (PAAP) e, após inclusão no programa, a comunidade providenciou, junto ao poder público, a legalização fundiária e todas as licenças ambientais necessárias à sua instalação.
O Centro de Convivência de Barra de Caravelas fica localizado na rua José de Tico, s/nº. O nome dado ao local é uma homenagem a Didácio Benedito de Oliveira, o Buzano, que foi um dos grandes pescadores de rede grande de Barra de Caravelas.
Após o cumprimento das exigências legais, coube à Suzano, por meio de um processo de tomada de preços, contratar a empresa executora do projeto e viabilizar os recursos necessários, segundo explicou Narcisio Luiz Loss, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano. O projeto demandou investimentos de quase R$ 1 milhão.
O Centro de Convivência é composto por:
espaço cultural, dotado de auditório e que pode ser usado também para cursos, palestras e reuniões;
um palco;
3 lojas, que serão utilizadas para a venda de artesanatos, central de apoio ao turismo comunitário e lanchonete;
cozinha comunitária;
centro administrativo que será utilizado pelos gestores da associação e cedido para uso da Colônia Z25 no atendimento às necessidades do pescador;
Espaço do Pescador, que será utilizado para confecção de redes, reparo e guarda de apetrechos de pesca.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além da Suzano, a comunidade também teve o apoio da Prefeitura Municipal de Caravelas que, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, apoiou com 50% na contribuição de recursos para instalação do projeto de geração de energia fotovoltaica.
Edição: Bell Kojima