Mucuri inicia cadastramento de marisqueiros e pescadores para receberem auxílio mancha de óleo
A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), visita as cidades afetadas pelo óleo que tomou grande parte do litoral do Nordeste e Sudeste há quase 3 meses, trazendo graves perdas ao meio ambiente e aos que tiram seu sustento do mar.
O órgão está fazendo um levantamento dos pescadores que tiveram suas atividades prejudicadas pelo derramamento de óleo no litoral da Bahia. As informações serão enviadas ao Ministério da Agricultura, para que o Governo Federal desenvolva políticas compensatórias emergenciais.
Em Mucuri, com apoio da prefeitura municipal, técnicos da Bahia Pesca e Seagri iniciaram nesta segunda-feira, 16 de dezembro, o cadastramento de marisqueiros e pescadores para que recebam um auxílio da mancha de óleo.
É simples, basta levar a documentação necessária: RG, CPF, NIS, comprovante de residência e, se houver, Registro Geral de Pesca (RGP), nos locais do cadastramento, que seguirá até quinta, 19.
No primeiro momento, o cadastramento foi no salão de reunião da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z35.
E a partir desta quarta-feira, 18, será na Secretaria de Indústria e Comércio, das 8h às 12 horas e das 14h às 16 horas.
Fique sabendo:
-
Ser beneficiário de outras políticas públicas, como o Bolsa Família, não afetará limites previstos neste caso: R$ 1.996, dividido em duas parcelas de R$ 998,00;
-
Serão beneficiados os pescadores inscritos e ativos no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), mantido pelo Ministério da Agricultura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Secretaria Municipal de Saúde está dando total apoio, com uma equipe ajudando no cadastramento e identificando possíveis marisqueiros e pescadores que tiveram contato com o óleo para encaminhá-los a uma análise médica e verificar se houve danos à saúde.
Edição: Bell Kojima