O vereador de Itamaraju, Francisco Carlos Barbosa, conhecido como “Chico do Hotel”, foi afastado do cargo pela justiça na manhã de ontem, 20. A decisão foi assinada pelo juíz substituto da Vara Criminal, Andre Marcelo Strongenski.
O parlamentar já havia sido afastado em outubro de 2018 acusado da prática de corrupção e uso de patrimônio público, no entanto na época conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça e retornou ao cargo uma semana depois.
Réu em cinco ações criminais na justiça, Chico do Hotel é acusado de falsificar documentos da Câmara Municipal para desviar recursos públicos. Segundo a denúncia do Ministério Público, até extrato bancário da conta da câmara teria sido falsificado pelo parlamentar além de emissão de cheques sem fundos do legislativo e até pagamentos em duplicidade para ele mesmo.
Em agosto de 2018 além de ter sido afastado pela justiça, Chico do Hotel acabou sendo preso no centro da cidade conduzindo um carro roubado com placas clonadas. Na época ele alegou inocência, porém chegou a ficar detido e foi liberado após pagar fiança.
Com o afastamento de Chico do Hotel quem assume novamente é o primeiro suplente Juniex Santos que esteve no cargo em 2018. Segundo informações há outras ações em andamento e envolveriam outros cinco vereadores e que podem ser deflagradas a qualquer momento.