Saúde, segurança e atendimento são premissas do selo turístico ao qual Mucuri aderiu
Destacar os profissionais e estabelecimentos turísticos que se comprometem com protocolos de saúde, segurança e atendimento em suas operações, esse é o principal objetivo do “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro” lançado pelo Ministério do Turismo, que já conta com a adesão do município de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
Segundo o prefeito de Mucuri, Carlos Simões, a adesão ao projeto é uma das ações que estão sendo implementadas para a retomada gradativa do setor turístico do município – paralisado devido à pandemia da covid-9 – com total segurança para os moradores locais, trabalhadores do setor e para os turistas.
Os protocolos de segurança que deverão ser atendidos pelos empreendimentos e empresários que quiserem ter acesso ao selo foram definidos em conjunto com a Anvisa e segmentos turísticos, levando em consideração medidas adotadas por entidades internacionais e pelo Ministério da Saúde.
No dia 22 de junho, o prefeito, o secretário municipal de Turismo de Mucuri, Newton César Silva Melgaço, e representantes da Vigilância Sanitária estiveram reunidos com representantes do Comtur e da empresa Suzano, para apresentação dos protocolos. Segundo Carlos Simões, os representantes da empresa se comprometeram a repassar o cumprimento dos termos do protocolo como regra para seus prestadores de serviços.
No dia 23, foi realizado o treinamento da equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura que é responsável pela vistoria dos empreendimentos que quiserem aderir ao selo.
O secretário de Turismo e Cultura ressaltou que “o selo ‘Turismo Responsável – Limpo e Seguro’ terá diretrizes voltadas para 15 diferentes atividades do Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur). A secretaria dará todo o suporte e acompanhamento aos empreendimentos e empresários locais do setor“, concluiu o secretário.
Edição: Bell Kojima