Saúde

Mutirão tenta diminuir fila para cirurgia de retirada de nódulos nas mamas

20/10/2012 - 16h46

Um mutirão foi realizado hoje (20) pela manhã, para diminuir a fila de espera de mulheres que precisam de cirurgias para a retirada de nódulos nas mamas.

O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. O mutirão é promovido pelo Hospital Geral. Foram 20 mulheres atendidas. Era o fim de uma espera que, para muitas, durou quase um ano.

Diminuir a fila de espera é garantir agilidade para os casos mais graves, de câncer de mama confirmado. Na gravidade da doença, tempo é um fator muito importante no tratamento.

Quanto mais cedo as pacientes forem atendidas, maiores as chances de curas. Hoje, as filas de espera no Hospital Geral para este procedimento é de, pelo menos, dois meses, segundo a Secretaria de Saúde.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de novos casos a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Apesar de grave, é uma doença que tem cura, a prevenção é fundamental para isso.

Fonte: G1


Deixe seu comentário