social
Pesquisa Social da UFSB sobre qualidade de vida e segurança se realizará em novembro no São Lourenço em Teixeira de Freitas
Estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), realizarão de 1º a 30 de novembro de 2021, uma pesquisa entre moradores do bairro São Lourenço em Teixeira de Freitas, como forma de fundamentar o trabalho acadêmico de doutorado do aluno Raimundo Cézar Magalhães Dantas junto ao Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade do Campus Sosígenes Costa de Porto Seguro, sobre diferentes situações que afetam a qualidade de vida das pessoas no bairro.
A pesquisa está sendo desenvolvida pelo acadêmico Raimundo Magalhães, estudante do DOUTORADO junto ao Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade da UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia em parceria com o Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social – GPECS/UFSB, sob a coordenação do Professor Doutor Herbert Toledo Martins (Coordenador do GEPCS e Orientador). O projeto de pesquisa conta com o apoio da FUNDESBA – Fundação para o Desenvolvimento Social do Extremo Sul da Bahia, através do Observatório da Violência, Conflitos e Segurança Cidadã do Extremo Sul da Bahia, organização social com atuação em Teixeira de Freitas.
Serão elencadas as opiniões particulares dos entrevistados maiores de 16 anos, dentre outras questões, o que relatarem sobre os acessos a segurança, educação, saúde, relacionamentos sociais, como família e amigos, nível de satisfação com serviços públicos municipais e estaduais, e outros instrumentos de cidadania. A participação é voluntária, sem divulgação da identidade do entrevistado, precisa apenas responder algumas perguntas sobre seus hábitos e algumas experiências vivenciadas nos últimos 12 meses. O tempo estimado para responder o questionário é de no máximo 30 minutos, com o suporte dos estudantes da UFSB.
Com a identidade preservada, a participação dos cidadãos durante todo momento, serão auxiliados pelos estudantes que estarão sob orientação dos professores. O grupo de entrevistadores estará devidamente equipado, todos com os necessários instrumentos de segurança: máscara, protetor facial, álcool 70, mantendo o distanciamento social, claramente identificados com crachá e colete verde.
A partir das respostas obtidas ao término do questionário, será elaborado um modelo de avaliação do comportamento da população de Teixeira de Freitas, e espera-se que essa triagem permita a construção de um banco de dados sobre o tema qualidade de vida e segurança, que pode contribuir para traçar um perfil dessa população e também possa embasar novas pesquisas a fim de minimizar várias demandas das pessoas desta cidade.
“Essa pesquisa é uma pequena parte, mas extremamente importante fase, dentro de um enorme trabalho, que pode influenciar dentro da sociedade teixeirense. Então, vale lembrar que toda equipe de entrevistadores está orientada a cumprir os protocolos para que os moradores se sintam seguros em participar voluntariamente da pesquisa, que é científica e completamente técnica”, reforça o acadêmico doutorando Raimundo Magalhães, que é mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (2014), cuja dissertação se transformou na publicação do livro “Gestão Participativa e Gestão Comunitária” pela Editora PerSe/SP (2019), o qual autor é titular da Cadeira nº 13 da ATL – Academia Teixeirense de Letras.
O acadêmico Raimundo Magalhães que inclusive é especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública e coronel da reserva da Polícia Militar do Estado da Bahia, disse que a escolha dos domicílios foi feita aleatória e eletronicamente, sem qualquer interferência dos pesquisadores. Portanto, os moradores que tiverem seus endereços sorteados, se concordarem em responder ao questionário, é recomendado que recepcionem bem os pesquisadores/entrevistadores. Para qualquer outra informação, os entrevistados poderão entrar em contato com o pesquisador no seguinte endereço eletrônico (email): [email protected] e telefone (73) 9 998306007.