Educação

Professores recebem visita de profissionais de saúde

09/03/2012 - 23h59

Fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais visitam escolas de Salvador e Lauro de Freitas, de 12 de março a 4 de abril, para apresentar o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor. Durante os encontros, os profissionais de saúde convidam os professores a participarem das atividades de prevenção e promoção da saúde, que incluem, principalmente, controle do estresse e cuidados com a coluna vertebral e a voz.

As campanhas realizadas pelo programa enfatizam os benefícios da prática de atividades físicas e dos bons hábitos alimentares. A partir das oficinas, que acontecem nas escolas em horário complementar para não comprometer as aulas, os professores, além de conhecerem melhor o seu corpo, também passam a entender a importância dos momentos de lazer e de cultivar boas relações no ambiente de trabalho.

Atendimento individual  Para garantir um atendimento específico, de acordo com as dificuldades enfrentadas por cada profissional, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia lançou, em outubro do ano passado, o atendimento individual com hora marcada.  Assim, os professores não dependem apenas das oficinas na escolas para receber o atendimento adequado. Eles podem telefonar para o SAC Educação – (71) 3117-1434 e marcar até três sessões de orientação com fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. 

Caso seja detectado, durante o atendimento individual ou depois da oficina, algum agravo de saúde vocal, Lesão por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort) ou transtornos psíquicos, o professor é encaminhado para atendimento nas universidades parceiras  e na rede SUS, explica a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, Regina dos Anjos.

Cinco mil professores de 275 unidades escolares já foram atendidos pelo programa. Pesquisas de satisfação indicam conquistas, como: elevação de autoestima, cuidados para prevenir doenças e busca por tratamento, além de melhoria das relações interpessoais  e melhor integração com a comunidade escolar.

O sucesso rendeu ao Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor o Prêmio Boas Práticas 2010. A iniciativa ficou entre os 10 melhores trabalhos desenvolvidos no serviço público estadual pela inovação, ineditismo e construção de parcerias com o Sistema Único de Saúde (SUS), Serviço de Saúde Ocupacional (Sesao), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Católica de Salvador  (UCSAL), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime).


Deixe seu comentário