rede cidadã
Com auditório lotado, Projeto Rede Cidadã fala de fake news e prevenção às drogas no CETEPES de Teixeira de Freitas
O Projeto Rede Cidadã, criado pela 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE-07) promoveram, na manhã desta quinta-feira (20), uma palestra no auditório do CETEPES (Centro Territorial Estadual de Educação Profissional do Extremo Sul), no Bairro Jardim Caraípe, na cidade de Teixeira de Freitas.
A palestra, que contou com uma grande participação de alunos e educadores daquela unidade escolar, teve dois momentos distintos. No primeiro, o comandante da 87ª CIPM, major Neto, falou sobre as fake news, que na semana passada viralizaram nas redes sociais, com informações inverídicas de atentados em escolas da cidade e, no segundo momento, o cabo Marcílio abordou as medidas preventivas, que a comunidade estudantil deve adotar para evitar que crianças e adolescentes sejam recrutados pelo tráfico de drogas.
A diretora do NTE-07, professora Maria Dias Assunção, juntamente com o diretor e com o vice-diretor do CETEPES, professores Petrônio Bonfim Silva e Jessé Patrício de Almeida, também participaram do evento e se pronunciaram em defesa de uma escola livre de fake News.
O auditório estava superlotado e os alunos interagiram com os palestrantes, buscando entender como se deve agir caso tomem conhecimento de que alguém da própria escola ou da comunidade esteja criando ou disseminando informações falsas sobre ataques nas escolas teixeirenses.
Durante entrevista ao vivo, de lá mesmo do CETEPES, para o jornalista Netinho, que fazia reportagem externa para programa Notícias da Manhã, do radialista Tiago Ramos, da Rádio Câmara FM, o major Neto tranquilizou a população de Teixeira de Freitas, dizendo que a Polícia Militar está monitorando, diuturnamente, redes sociais e recebendo informações de alunos, pais de alunos, professores e diretores e coordenadores escolares sobre a mínima atitude que sugira quaisquer ações contra as escolas.
O comandante disse ainda que, desde o primeiro momento, foi intensificado o policiamento em todas as unidades escolares da cidade, tanto da rede municipal de ensino, na estadual, quanto na particular e, na oportunidade, convidou toda a população para participar do Bahia Sem Fome, que é um Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, que busca promover a segurança alimentar e nutricional no estado, garantindo às pessoas, em situação de vulnerabilidade social, acesso à alimentação adequada.
“Em vez de disseminar ódio através de fake News, criando medo nas pessoas e tentando desestabilizar a segurança nas escolas, que tal disseminar amor, fazendo doação de alimentos para o programa Bahia Sem Fome?”, questionou o major Neto.
Por Repórter Coragem/Ascom.