Bruno Barbosa participa de plenária do comitê de bacias hidrográficas do PIJ
Na manhã da última quarta-feira (10), o Vereador Bruno Barbosa participou da XXIX Reunião Plenária Ordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu – CBHPIJ, acompanhado por seu assessor, Jailson Matos. O evento aconteceu na Casa da Cultura de Itanhém, no interior do estado.
O objetivo das reuniões itinerantes é conhecer a realidade local e ouvir as demandas dos municípios inseridos nessas bacias hidrográficas, para tentar encontrar soluções viáveis referentes aos recursos hídricos. Durante os encontros, as entidades participantes debatem questões urgentes de preservação desses rios que abastecem o Extremo Sul baiano, e levantam possibilidades para uma gestão consciente e sustentável das águas.
Na ocasião, representando a Câmara de Teixeira de Freitas, Bruno Barbosa e Jailson Matos apresentaram o projeto do II Simpósio Intermunicipal de Gestão das Águas, que acontecerá em julho deste ano, no município. Eles explicaram a importância da realização deste evento, que contará com a participação dos poderes Executivo e Legislativo municipais, além da presença de instituições importantes de proteção e gestão dos recursos hídricos, como a ANA (Agência Nacional das Águas), o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), o INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e a SIHS (Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento).
“Foi um momento único, em que nós pudemos ouvir outras pessoas envolvidas nesse tema tão importante que é a água, e os envolvidos na constituição do Parlamento das Águas; e neste momento, aproveitamos para fazer o convite para que eles estejam junto conosco no II Simpósio das Águas”, comentou o vereador, a respeito da sua participação na plenária.
Bruno falou, também, sobre a explanação que fez acerca do Simpósio. “Relatamos tudo que nós estamos construindo, juntamente com o INEMA, com o IGAM, com a ANA, e a lei que estaremos assinando, construída junto com o Extremo Sul da Bahia e municípios de Minas Gerais, a respeito da construção do Parlamento das Águas”, disse.
Estiveram presentes neste evento representantes das Prefeituras Municipais de cidades do Extremo Sul da Bahia, INEMA, Instituto Natureza Bela, Consórcio Construir, Usina Santa Maria, Embasa, Comissão de Direito Ambiental da OAB e estudantes da região.