Embasa trabalha para regularizar abastecimento de água em Teixeira de Freitas, após cobrança do vereador Bruno Barbosa
O abastecimento de água em Teixeira de Freitas já se encontra normalizado em cinco bairros da sede municipal na quinta-feira (11/1), enquanto outras localidades seguem com o abastecimento sendo retomado gradativamente após sucessivos acontecimentos que prejudicaram o pleno funcionamento do serviço nos últimos dias. A previsão é que, até a manhã desta sexta-feira (12), toda a cidade esteja com o abastecimento normalizado.
“É necessário um período para que a rede de abastecimento alcance as pressões satisfatórias depois de uma paralisação no sistema”, explica o gerente regional da Embasa, Damiraldo Silveira.
Após falhas no fornecimento de energia elétrica terem interrompido o abastecimento de água em toda sede municipal de Teixeira de Freitas nos primeiros dias de janeiro do ano de 2024, um novo problemaafetou o serviço. Devido às fortes chuvas que caíram na região depois de um longo período de estiagem, as características físico-químicas da água do rio Itanhém, responsável pelo abastecimento do município, sofreram modificações que alteraram sua qualidade. Por isso, desde o dia 6, técnicos da Embasa tiveram de parar a produção de água tratada para ajustar o tratamento às novas condições da água do rio Itanhém. “Com as constantes alterações da água bruta do rio, foram necessárias adaptações diárias no processo de tratamento como, por exemplo, a aplicação de novas técnicas e testes com produtos químicos em diferentes dosagens para garantir que a água distribuída atenda aos rigorosos padrões de potabilidade determinados pelo Ministério da Saúde”, explicou o gerente regional.
Com as adaptações no tratamento concluídas, foi possível retomar o abastecimento gradualmente na tarde desta quarta-feira (10). “Após muito trabalho, conseguimos concluir os ajustes necessários no tratamento e voltamos a abastecer a cidade, mas ainda estamos enfrentando baixas pressões nas redes”, informa Damiraldo.
Ainda conforme o gerente, o sistema de abastecimento de água de Teixeira de Freitas está sendo operado de forma ininterrupta desde a retomada. Em grandes sistemas como o de Teixeira de Freitas, que fornece água para mais de 50 mil imóveis da sede municipal, o processo de retomada do fornecimento após uma interrupção geral do sistema pode levar um tempo maior nas localidades mais distantes dos reservatórios de distribuição.
“Apesar dos nossos esforços para incrementar a produção de água, o alto consumo aliado ao período de intermitência tornou a retomada do abastecimento ainda mais lenta que o previsto”, diz Damiraldo.
Os técnicos da Embasa seguem monitorando intensivamente o processo de distribuição de água e as alterações do manancial, comprometidos em sempre fornecer água de qualidade dentro dos padrões.
A cobrança do vereador Bruno Barbosa é que problemas como esse não volte a acontecer, não é a primeira vez que isso acontece, sobretudo tudo em início de ano e após um período chuvoso.
“A Embasa precisa trabalhar com um plano alternativo, a população não pode sofrer, sem água, toda vez que acontece o que aconteceu agora”, destacou o vereador Bruno Barbosa.
Por Jotta Mendes/Repórter Coragem