Entenda como o prefeito de Alcobaça Zico de Baiato, pode ser afastado em inquérito que apura irregularidades no transporte escolar.
A palavra pode ser, não é uma certeza, é uma possibilidade, e todo ente público que exerce um cargo, pode ser afastado do cargo, isso pode ocorrer em diversas situações.
Causou muita polêmica e repercussão em Alcobaça e na região, a matéria jornalística publicada na sexta-feira, 22 de março, pelo portal Repórter Coragem, inclusive alguns desinformados chegaram a divulgar nota classificando como se fosse fakenews a informação.
Ocorre que não é.
Vamos as explicações.
Como o prefeito pode ser afastado?
Existe um inquérito policial, pelo qual o prefeito foi intimado a prestar depoimento, não se sabe se na condição de testemunha, ou condição de investigado.
Caso fique configurado que o prefeito tenta atrapalhar as investigações, ou mente em depoimento, seu afastamento pode ser solicitado pela autoridade competente do inquérito e pode ser concedido pela justiça.
Givaldo Muniz o “Zico de Baiato, é um cidadão comum como qualquer outro, ocorre que no momento ele exerce o cargo de prefeito de Alcobaça, mas o cargo não lhe coloca a cima da lei, a ponto que ele não possa sofrer um afastamento.
Quando falamos em possibilidade, não estamos afirmando nada, apenas prevendo os desdobramentos que o inquérito policial pode ter.
É preciso que os incautos entendam, que ninguém está a cima do bem e do mal.
Segundo a própria assessoria do prefeito nos confirmou, o prefeito foi ouvido na condição de testemunha, fato que pode ser mudado de acordo com o andamento das investigações, quando o prefeito pode deixar a condição de testemunha e passar a ser investigado, como também pode ser dispensado da condição de testemunha, caso fique comprovado que ele não sabia das irregularidades.
O processo no qual o prefeito Zico de Baiato prestou depoimento, investiga irregularidades no transporte escolar do município.
As investigações começaram com a denúncia que um mesmo ônibus estaria prestando o mesmo serviço de transporte escolar para os municípios de Eunápolis, Prado e Alcobaça, o que obviamente causa estranheza.
No compromisso com a verdade dos fatos, e na busca da informação de qualidade, o Repórter Coragem seguirá acompanhando os fatos e informando os leitores sempre que houver novidades.
Por Jotta Mendes/Repórter Coragem