Na tarde desta quarta-feira, 27 de março, guarnições da RONDESP-ES (Extremo Sul) se envolveram em um confronto armado durante um patrulhamento tático na cidade de Teixeira de Freitas. A ação ocorreu em resposta a uma denúncia que indicava a presença de um indivíduo conhecido como “Lagosta”, supostamente armado e envolvido em casos de homicídio na zona leste da cidade.
Ao se aproximarem do local indicado, os policiais avistaram o suspeito, que aparentava estar armado. Ao perceber a presença das guarnições, o indivíduo sacou uma arma de fogo e abriu fogo contra os policiais, que prontamente reagiram à agressão. O suspeito então fugiu para o interior de um imóvel, onde ocorreu um novo confronto.
Após o cessar fogo, os policiais realizaram uma busca no local e encontraram o suspeito caído ao lado de um revólver Taurus calibre .32, com três cartuchos deflagrados e dois intactos. O suspeito, identificado como Lázaro da Conceição Pires, foi socorrido e levado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde foi constatado o óbito.
O caso foi registrado como um Auto de Resistência em resposta à agressão injusta contra os policiais militares e ao Estado de Direito representado por eles durante a ação policial.
Lázaro, ex-presidiário do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), respondia pelo crime de homicídio e era suspeito de outros dois homicídios recentes na região leste da cidade.
O corpo foi removido para o IML e passará por exames de necropsia.