Marcelo Belitardo admite problemas na saúde de Teixeira de Freitas e faz severas críticas ao SUS
Em vídeo divulgado na redes sociais, o prefeito de Teixeira de Freitas Marcelo Belitardo admite problemas na saúde de Teixeira de Freitas e tenta culpar o SUS pelos problemas, dizendo inclusive que o SUS só envia 10 reais por consulta, que em média custa 60 reais e que o município tem completar o pagamento do médico.
O prefeito Marcelo Belitardo que é especialista em saúde privada, sendo sócio e realizando atendimento em hospitais privados da cidade, mesmo sendo prefeito da cidade, parece desconhecer o SUS (Sistema Único de Saúde), que é considerado o melhor plano de saúde do mundo.
A crítica do prefeito ao SUS soa como quem não tem competência pra resolver as questões de saúde do município, ou no mínimo não tem interesse, já que ele lucra com a saúde privada.
O prefeito inclusive deveria explicar a população, que só pela pactuação, o município recebe o montante de 56 milhões, além da verba que vem direto para a saúde do município de Teixeira de Freitas.
Além do montante que o município recebe do governo federal para a saúde, o município tem a obrigação de investir na saúde 15% de toda arrecadação do município.
O que não falta a saúde do município é recursos, o que falta é interesse em resolver.
Falta o prefeito se licenciar da saúde privada e ter interesse que a pública funcione.
O discurso do prefeito chega a ser demagogo, o que falta é competência.
Os recursos da saúde não são ilimitados, mas são o suficiente para que a saúde possa funcionar plenamente.
A pergunta que se deve fazer ao prefeito é pra onde está indo os recursos da saúde, já que o hospital municipal está fechado, ou quase fechado?
Para onde foram os recursos que seriam utilizados no funcionamento pleno do HMTF?
Por Jotta Mendes/Repórter Coragem