Inmet coloca extremo sul baiano em alerta amarelo para acumulado de chuvas; veja cidades
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso para municípios do extremo sul da Bahia sobre o acumulado de chuva, com grau de severidade “Perigo Potencial” (nível amarelo). O alerta é válido entre as 19h de hoje (28) e as 18h de amanhã (29), abrangendo precipitações que podem chegar a 50 mm em 24 horas, com intensidade entre 20 a 30 mm por hora.
Ainda que o risco de alagamentos e deslizamentos seja considerado baixo, as autoridades orientam a população a se manter alerta, especialmente em áreas suscetíveis a esses fenômenos. Os municípios baianos sob alerta incluem Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda. O aviso também inclui cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Instruções de segurança
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, disponíveis pelos telefones 199 e 193, recomendam evitar enfrentar o mau tempo e monitorar encostas e áreas de risco. É aconselhável, ainda, evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período de alerta.
O alerta amarelo é o primeiro nível de severidade na escala do Inmet, que também inclui os níveis laranja (“Perigo”) e vermelho (“Grande Perigo”).