Bruno Barbosa participa de reunião em busca de melhorias para portadores de Anemia Falciforme no município
Na última sexta-feira, 01 de novembro, o vereador Bruno Barbosa participou de uma reunião com a comissão de Pais e Portadores de Anemia Falciforme – Teixeira de Freitas e região. O encontro aconteceu pela manhã, no plenário da Câmara Municipal.
A Anemia falciforme é uma doença hereditária, na qual os glóbulos vermelhos têm a forma semelhante a uma foice ou meia lua, diminuindo a capacidade de transportar oxigênio para o organismo, resultando em sintomas como cansaço excessivo e palidez. O tratamento envolve transfusão sanguínea e uso de remédios, que devem ser tomados durante toda a vida para diminuir o risco de complicações. No entanto a cura só acontece por meio do transplante de células tronco hematopoiéticas.
Durante o evento, Bruno Barbosa discutiu propostas como a criação do Banco de Sangue Regional, a implementação de um banco de sangue dedicado à demanda específica dos portadores de anemia falciforme, a garantia de estoque suficiente e a segurança nos procedimentos.
Além disso, os participantes debateram sobre o transporte de sangue entre Salvador e Teixeira de Freitas, a estrutura de um serviço de translado do sangue, para evitar que os portadores de anemia falciforme tenham que se deslocar para Salvador, e a viabilidade de formar parcerias para facilitar esse transporte.
Estiveram em pauta na reunião, também, a instituição da Associação de Portadores de Anemia Falciforme no âmbito municipal e regional, a identificação dos pacientes através de QR Code, no intuito de facilitar o acesso aos locais de atendimento médico ou outras instituições, capacitação profissional de servidores da saúde e a melhoria na comunicação entre os órgãos envolvidos no processo de tratamento da doença.
De acordo com o vereador, novas providências serão tomadas nos próximos dias, para dar seguimento a busca por melhorias na qualidade de vida dos portadores de anemia falciforme e de suas famílias. Segundo Bruno, a intenção agora é reunir-se com autoridades da saúde de Teixeira de Freitas e representantes de diversas instituições que poderão contribuir com esta causa.
“Fico muito feliz de, enquanto vereador, ter sido procurado por essas pessoas, e, hoje,nós estamos dando o primeiro passo; coisas boas estão por vir, porque eles necessitam de atenção e nós seguiremos essa luta”, concluiu Bruno.