TRE-BA julga nesta segunda (11) candidatura de Bentivi; inelegibilidade pode resultar em nova eleição em Itanhém
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) irá julgar nesta segunda-feira (11), às 16h, o caso de Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi (PSB), que foi o candidato mais votado nas eleições para a Prefeitura de Itanhém. O julgamento será conduzido pelo desembargador Maurício Kertzman Szporer, relator do processo, seguido dos votos dos outros seis desembargadores que compõem o tribunal. A inclusão do julgamento na pauta está no sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
A ação que Bentivi enfrenta pode resultar em sua inelegibilidade, o que anularia os 6.106 votos recebidos e forçaria a convocação de novas eleições no município. Esse cenário seria semelhante ao ocorrido recentemente na cidade de Ruy Barbosa. No último dia 21, o TRE-BA manteve a inelegibilidade de Bonifácio, candidato pelo MDB naquela cidade, determinando a realização de novas eleições. Sem recorrer da decisão, Bonifácio anunciou que lançará sua esposa, Eridan Dourado, como candidata na nova disputa. Vereadora mais votada de Ruy Barbosa, Eridan obteve 725 votos pelo MDB, ganhando destaque no cenário político local.
Caso o TRE-BA declare Bentivi inelegível, ele ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento Bentivi não fez nenhum pronunciamento sobre o julgamento.