Polícia

Polícia Militar retorna programa Ronda Rural

09/01/2013 - 19h21

A PM e proprietários rurais se reuniram na manhã desta segunda-feira (07/01), na sede da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar de Medeiros Neto (CIPM), para o retorno do programa Ronda Rural. O evento contou com a presença de fazendeiros dos municípios de Medeiros Neto, Itanhém, Lajedão, Ibirapuã e Vereda.

Embora a polícia tenha prendido cinco homens acusados de envolvimento no roubo da Fazenda Turmalina, município de Medeiros Neto, alguns proprietários rurais foram vítimas da ação de criminosos no final do ano passado e isso foi o fator motivador do retorno do programa.
Criado em 2002 pelo então capitão Osíris Moreira Cardoso, atualmente tenente coronel e comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, o programa Ronda Rural, que inicialmente funcionou durante dois anos, retorna como mais uma ferramenta de combate à criminalidade nos cinco municípios pertencentes à 44ª CIPM.

O tenente coronel participou da solenidade de retorno do programa. “Os proprietários de terras precisam participar da segurança pública para que possamos, juntos, reverter os indicadores da violência na área rural”, disse o tenente coronel, lembrando que “os bandidos estão sendo incomodados nas áreas urbanas e, naturalmente, encontram novas formas de ação criminosa”.

Tanto o coronel quanto o major Calmon ressaltaram o compromisso do governador do Estado e do comandante geral da Polícia Militar no combate ao crime organizado e destacaram a necessidade da participação da sociedade na segurança pública. “Diz o art. 144 da Constituição Federal de 1988 que a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos”, lembrou o coronel. “Cumprindo este preceito a 44ª CIPM estará presente mas, só alcançará melhores resultados, se houver a participação de todos”, completou o major.
Sistema integrado
O major Calmon explicou que o programa Ronda Rural é um sistema integrado de proteção das propriedades existentes nas áreas pertencentes aos municípios que compõem a 44ª CIPM. Segundo ele o trabalho será realizado de forma conjunta entre os cinco pelotões existentes na unidade e o Pelotão Especial Ostensivo Tático (PEOT), por meio de policiamento motorizado com rondas ostensivas.
O major explicou ainda que a PM realizará rondas periódicas nas áreas rurais e poderá ser acionada diretamente por dois números especiais de telefones para dinamizar o atendimento, em caso de presença de suspeitos. De acordo com ele será feito um mapeamento de toda a área rural pertencente à unidade para facilitar a execução da ronda e o cerco a criminosos, quando necessário. “Todas as propriedades rurais serão cadastradas para facilitar a execução do programa e o trabalho proposto para o primeiro momento é o de prevenção, com o patrulhamento da zona rural, protegendo o patrimônio público e as famílias do campo”, garantiu.
O tenente coronel Osiris enfatizou que a finalidade do programa é aumentar a segurança dos proprietários rurais, seus familiares, funcionários e proteger suas propriedades e animais e destacou: “A parceria significa o fortalecimento das ações da Polícia Militar e o aumento dos vínculos de confiança na PM, no sentindo de juntos, buscarmos alternativas para a construção de um ambiente seguro, no caso específico, na zona rural”.
Por Edelvânio Pinheiro


Deixe seu comentário