Bahia

Allan do Carmo busca tetracampeonato na Travessia Mar Grande – Salvador

10/01/2013 - 22h45
Alan
Nadador promete mudar estratégia para vencer próxima disputa

No próximo final de semana acontece mais um desafio na carreira do nadador Allan do Carmo, 23 anos. Ele terá novamente a missão de fazer a Travessia Mar Grande- Salvador, a partir das 8h. O percurso tem cerca de 12 km e a previsão é que os primeiros colocados cheguem com 2 horas de prova, a depender da maré. A chegada é no Porto da Barra.

Allan do Carmo é experiente na competição, desde sua estreia na prova em 2004, quando tinha apenas 15 anos, o nadador já participou seis vezes, tendo vencido nos anos de 2009, 2010 e 2011, e ficado com um bronze e duas pratas em outros anos. Allan do Carmo é o hoje o principal nome das maratonas aquáticas do Brasil, levando o nome da Bahia para o mundo.
Allan 2

Com sede de vitória, o nadador promete que vai com tudo em busca do tetracampeonato. “São provas imprevisíveis, por causa das rotas da maré e cada ano a gente tem que nadar de uma forma diferente. No ano passado, não fiz o percurso ideal, fui muito conservador e fiquei em segundo. Este ano pretendo ser mais agressivo em relação à estratégia e fazer uma boa rota, em busca da vitória”, ressalta.

A preparação para a travessia Mar Grande – Salvador começou ainda em 2012. O nadador conquistou o terceiro lugar no Circuito Mundial, além de ganhar as duas ultimas etapas do campeonato brasileiro na praia de Inema em dezembro do mesmo ano. Com treinos diários, Allan do Carmo garante estar pronto para a competição. “As duas disputas serviram de preparação para esta prova e eu estou preparado, certo de que vou conseguir fazer uma boa prova”.
Seu técnico, o experiente professor Carlos Rogério Arapiraca garante que o treinamento deste ano foi melhor que os anos anteriores, mas alerta dizendo que na travessia Mar Grande – Salvador tudo pode acontecer, por isso, ele orientou Allan para partir pra cima desde o começo, para não dar chance ao azar.Banner - Allan do Carmo

Disputa entre amigos – Nesta, que será a 50ª Edição da tradicional Travessia Mar Grande – Salvador, Allan terá um desafio curioso, já que o seu principal adversário na prova será o seu melhor amigo e companheiro de treinamento, o também baiano Luis Rogério Arapiraca.
Luis, que é recordista sul-americano das provas de piscina em 800m e 1500m livres, fará sua estreia na Mar Grande-Salvador. Mas ambos garantem que a amizade fica só fora d‘água, porque quando for dada a largada todos querem ganhar. O técnico dos dois atletas é o experiente professor Carlos Rogério Arapiraca, pai de Luis, e técnico de Allan e da seleção brasileira de maratonas aquáticas.
Solidariedade:
O atleta também estará fazendo uma ação solidária durante a Travessia. Os mais de 250 torcedores que estarão na Praia do Porto da Barra, uniformizados com sua camisa, para ver a chegada, cada um deles doará uma lata de leite em pó para ser entregue a instituições de caridade. Os espectadores que tiverem interesse em ajudar, podem contribuir no local.
Trajetória vitoriosa – Além de já ter disputado as Olimpíadas (Pequim 2008), o atleta tem no seu currículo uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, o bicampeonato do Campeonato Sul-americano Juvenil, nos 10 km (2005 e 2007), o título dos Jogos Sul-americanos, nos 5 km (2006), o tricampeonato brasileiro (2007, 2009 e 2011), vice-campeonato do Circuito Mundial em 2009 e terceiro colocado do Circuito Mundial 2010 e 2012.

Patrocinado pela Bahia Gás através do Faz Atleta e pelos Correios, Allan do Carmo mantém uma intensa rotina de treinos.

Por- Amadeu Ferreira
Com informações de Milene Rios
Fotos – Sued Auad/FBDA


Deixe seu comentário