Depois das seguidas denúncias na imprensa e nas redes sociais dos valores altos pagos à empresas de Salvador,como o daquela escola de 12 milhões e que a mesma escola em outros municípios custou 6 milhões, como noticiou o Correio do Estado da Bahia: “Teixeira de Freitas: Empresa acusada de fraude ganha licitação de R$ 12 milhões para construir escola com 13 salas”.
“A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da licitação número CP-005-2022, homologou no último dia 18 de janeiro de 2023 em favor da empresa CAABA ENGENHARIA EIRELI EPP, CNPJ: 42.370.957/0001-70, com endereço comercial à 1º Travessa do Calafate, nº 3, Fazenda Grande do Retiro na cidade de Salvador.” “O valor do Contrato é de R$ 12.302.558,54 (doze milhões trezentos e dois mil quinhentos e cinquenta e oito reais e cinquenta e quatro centavos)”.
Agora no Julgamento das contas do “marcelo prefeito” o próprio relatório do TCM-BA Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, aponta um achado gravíssimo relacionado a despesas sem razoabilidade e/ou economicidade, envolvendo limpeza pública (lixo), publicidade e locação de software. Diante disso, o Ministério Público de Contas mandou apurar e aprofundar a investigação desses contratos, justamente para quantificar possível dano ao erário, podendo inclusive resultar em Tomada de Contas Especial, se for o caso. Quando o TCM determina/instaurar uma Tomada de Contas Especial, ele está dizendo:
“Há sinais graves de irregularidade e precisamos identificar com precisão: quem errou, quanto foi o dano e quem vai ressarcir”.
No contrato do lixo, o documento registra um aumento expressivo de cerca de 109%, o que levantou suspeitas de irregularidades e reforça a necessidade de investigação mais rigorosa. Isso é muito sério e a população precisa saber o que está acontecendo com o dinheiro público dentro da Prefeitura.
O asfaltamento de algumas ruas em Teixeira de Freitas parece que viraram uma espécie de “salvo-conduto” para o “marcelo prefeito”,ou foi essa ida dele para o colo do Governo Estadual ? Na cabeça dele deve achar que não deve dar satisfação do dinheiro público a ninguém,com as ruas asfaltadas e a sombra acolhedora do Governo Estadual ele pode superfaturar os valores do lixo até 109%, não satisfeito com 100% foi mais além, da publicidade que o TCM ao analisar se assustou e reforça também a necessidade de investigação mais rigorosa, da locação de software que chamou a atenção do TCM e entrou também na lista de investigação mais rigorosa .
Mudando um pouco de assunto, essa campanha da Penélope,a primeira-dama, para deputada estadual ,tá com toda cara de ser uma campanha caríssima.
Fonte: Por Érico Cavalcanti
