Saúde, segurança e poluição sonora são assuntos discutidos na sessão da Câmara
As questões foram discutidas durante a sessão desta terça-feira, 30 de abril, na Câmara Municipal de Vereadores em Teixeira de Freitas. Além dos pedidos de indicação e providências, os edis também debateram assuntos ligados a saúde, segurança pública e poluição sonora.
O vereador Yuri da Tajon (PR), um dos primeiros a usar a tribuna comentou sobre o abandono de animais pelas ruas da cidade e a proliferação de doenças causadas pelo descaso. De acordo com Yuri, alguns PSF’s já registraram a pacientes com doenças que teriam sido causadas por animais abandonados.
O problema do recolhimento de animais é antigo, e a Câmara já tem duas indicações para a construção do Centro de Zoonoses, a primeira proposição foi apresentada pelo atual vice-prefeito, Gilberto do Sindicato, a segunda é mais recente e foi elaborada no início do mês de abril por Aguinaldo da Saúde (PDT).
Nesta terça-feira, o vereador Adriano Souza (PTN), indicou o projeto de criação do Conselho Municipal da Vida Animal, mais uma tentativa de amenizar o problema do abandono, maus-tratos e outras situações ligadas aos animais.
O vereador Ariston Pinheiro (PP), lembrou o assassinato do comerciante de Santo Antônio na tarde de último domingo, e pediu medidas emergenciais para resolução do problema da segurança pública no município.
O edil também comentou o impasse entre a Vigilância Sanitária e os donos de farmácias no cumprimento da Lei 5.991 de 1973 que versa sobre a existência de um farmacêutico responsável técnico em todas as drogarias, e, em sua ausência, um substituto. Para o vereador, as ações da Vigilância Sanitária se tornou algo pessoal, que estaria impedindo o funcionamento das farmácias.
O vereador Domingos Donato (PSC) sugeriu a criação de uma comissão que pretende, junto ao executivo, discutir o assunto em Audiência Pública e tentar viabilizar a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
O vereador Miro (PTB), apresentou uma indicação que pede o cumprimento do decreto municipal de julho de 2009, que disciplina o uso de propagandas sonoras no comércio local. Segundo ele a medida foi tomada por conta da poluição sonora de propagandas em portas de lojas, carros de som e bicicletas também adaptadas para veiculações comerciais. A proposição também se aplica ao uso de som automotivo, em lugares com bares, por exemplo.
Em um relato de suas atividades diárias, o vereador Gilberto do PT, comentou sua visita aos PSF’s. O edil falou sobre a necessidade de melhorias no setor e falta de médicos nas unidades. No interior do município, em uma reunião na noite passada, o vereador ouviu problemas da comunidade da Palhinha. Nesta terça-feira, Gilberto apresentou a indicação da perfuração de um poço artesiano no local. Ainda segundo o edil a falta de água teria sido provocada pelo plantio de eucalipto nas imediações da comunidade.
Também voltado para o interior do município, o presidente Ronaldo Baitakão (PSC), solicitou ambulâncias em tempo integral para o distrito de Duque de Caxias e comentou a possibilidade de o mesmo serviço ser implantado em outros distritos e comunidades. A disponibilização de uma viatura da Polícia Militar para Santo Antônio a pedido do presidente também foi comentada por ele.
Por: Jotta Mendes/Sulbahianews