“#VempraRua”: concentração começa às 15 e protesto ganha as ruas às 17 horas
O segundo ato do protesto #Vemprarua em Teixeira de Freitas acontece na tarde desta terça-feira, 25 de junho, quando está prevista concentração às 15 horas, na praça da Prefeitura, para que as 17 o protesto saía às ruas.
No início da noite de segunda-feira, 24 de junho, os manifestantes se reuniram na Câmara de Vereadores para discutir a pauta de reivindicações, que será apresentada às autoridades em Teixeira de Freitas.
Durante a reunião, que contou a com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Teixeira de Freitas, Alberto Barbosa Rocha. Ele declarou que como no primeiro protesto, a Ordem está com os manifestantes e vai às ruas.
Quem também esteve presente na reunião foi o presidente do Sincomércio, Flávio Guimarães, que reafirmou seu apoio ao manifesto e já anunciou que o comércio deve fechar às 17 horas, para que os trabalhadores possam participar.
O presidente da OAB/Teixeira de Freitas, Alberto Rocha, aproveitou para pedir mais transparências nas contas da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, o que, segundo ele, não tem ocorrido até o momento.
Em seguida, os líderes do movimento definiram uma pauta de reivindicações que será discutida entre o grupo numa reunião que deverá acontecer dentro de 10 dias, para depois o documento ser entregue às autoridades municipais.
Entre as principais reivindicações estão ampliação, estruturação e fiscalização do aeroporto; incentivo às praças da juventude; mobilidade urbana, qualidade das ruas e organização do trânsito; educação; passe livre; melhorias no portal da transparência; regularização das ruas – CEP; programas ligados à cultura local e resgate das brincadeiras; revogar o decreto de emergência; combate às drogas; incentivo ao primeiro emprego e a renda; fim do monopólio e melhorias do transporte público e saúde.
Também foi aprovado na reunião que carros de som não acompanharão o protesto, serão usados somente na abertura e no encerramento do evento.
Todos estão convidados. É importante que cada mostre sua indignação em faixas, cartazes, ou, até mesmo, pintando a cara.
O trajeto do protesto: sairá da praça da Prefeitura, às 17 horas, seguindo pela Marechal Castelo Branco, até a altura do banco Bradesco, quando será feito um retorno pela Princesa Isabel, depois contornando pela Massanori Nagão, indo à Câmara, depois para Prefeitura, onde será feito o encerramento.
Por Jotta Mendes/ Repórter Coragem