60 dias para seduzir uma jovem. Quanto tempo João Bosco vai levar para administrar Teixeira?
A Corte “Bosqueana” andou colocando apelido em um monte de gente que faz oposição ao governo petista de Teixeira de Freitas, só esqueceu que ao abrir o leque para colocar apelidos em alguns oposicionistas, deixariam brechas para que o próprio prefeito virasse alvo da brincadeirinha.
Entre o diversos apelidos que João Bosco poderia ser chamado está “João pela pau”, em razão de sua única obra nos quase oito meses de governo: o massacre das árvores inocentes.
Ah! poderia ser também “Patrick”, uma homenagem a um personagem do “Zorra Total” que não podia pisar fora da faixa. Essa seria uma alusão ao fato de João, na maior empolgação, ter tirados fotografias com as faixas de pedestre pintadas, como se aquilo fosse a maior obra já realizada por um prefeito na história. Aí, como diria “Lula”, “Nunca na história dessa cidade, foi tão importante pintar um faixa”.
Agora, já começam a chamar João de o “Homem da L-200”, numa referência ao aluguel dos veículos que ele mandou alugar para seus secretários, os quais acharam que iam abafar, mas bastou uma matéria na imprensa e recuaram, desistiram da L-200, deixando apenas Arnaldinho e Valdo Gusmão desfilarem de carrão pela cidade.
Mas, existe outro apelido que se encaixaria bem no prefeito João Bosco: o “Maníaco do Facebook”. Esse seria uma alusão ao caso envolvendo o prefeito e uma menor, que veio à tona justamente no período eleitoral, e, embora ficasse claro os vários crimes cometidos por João no seu envolvimento com a menor, ele conseguiu a passes de mágica fazer com que o inquérito não fosse adiante, aliás, nunca vi falar que ao remeter um inquérito ao Ministério Público o delegado pode pedir seu arquivamento, haja vista que a decisão de arquivar ou não deve ser do MP, mas no caso Facebook isso ocorreu, não se sabe por que; que tal uma visita na vigilância?
Então é justamente esse o assunto de hoje na nossa coluna “Pensando com Coragem”. No caso Facebook, João teria levado 60 dias para conseguir seduzir a menor. Quem teve a oportunidade de ler a conversa que vazou na internet pôde perceber, João ficou o tempo todo tentando convencer a menor a tirar o vestido, quando convenceu, a conversa vazou na internet e o romance…, é melhor não dizer o que aconteceu.
A nossa pergunta é justamente essa: 60 dias para seduzir uma jovem, ou, uma menor, quanto tempo ele vai levar para conseguir administrar a cidade?
Bom, para seduzir a menor, era só ela e João, pelo menos antes que tudo vazasse na internet, o que deixaria ele em vantagem, já que por ser mais velho, sua influência sobre ela seria muito maior, mesmo assim foram 60 dias para convencer a bela jovem a tirar o vestido.
Para administrar a cidade, existe muito mais gente envolvida, o que, obviamente, pode se dizer que é muito mais difícil administrar uma cidade do que seduzir uma menor.
A adolescente poderia ser seduzida com presentes, como de fato aconteceu; a menor poderia ser seduzida com o status de poder, como em todo momento ficou claro que João passava isso para a menor.
A cidade, para ser administrada, precisa conseguir que todos os secretários falem a mesma língua, João precisa mostrar poder sobre eles, eles precisam saber que quem tem o poder de demitir é João, para que eles possam lhe respeitar.
Para administrar a cidade, João precisa agradar o povo, e o povo é carente de muita coisa: segurança, saúde, educação, infraestrutura, transporte, lazer, esporte, diversão. Aí já é mais difícil, porque são cerca de 150 mil pessoas que João teria que agradar; já viu que vai levar muito tempo.
Por isso se passaram 220 dias e João não disse pra que veio. O que o povo viu?
Viu contratos milionários serem assinados, estado de emergência de fachada, secretários desfilando de L-200, João viajando mais que a Presidente da República, licitação sobre suspeita, saúde se acabando, educação precária, ruas cheias de buracos, urubus tomando conta da cidade, distritos e povoados abandonados, aluguéis sobre suspeita em toda cidade, gente de fora tomando conta da prefeitura e João preso ao caso Facebook.
Portanto, não resta dúvida de que João é o “Maníaco do Facebook”. Imagine, senhores, que a prefeitura está pagando um absurdo para manter um Facebook para João e outro para prefeitura. Nele toda hora entra uma postagem de João, se ele tiver em Brasília entra uma postagem “em Brasília no gabinete do deputado Josias Gomes, aguardando para falar com…”. Se tiver em Salvador entra outra postagem, em Salvador no gabinete de T…”. Se a reunião é em Teixeira, ai entra a postagem “reunião com o secretários para debater o assunto Facebook”.
Como diria o Tadeu Schmidt do “Fantástico”, João é ou não é o “Maníaco do Facebook”?. Acho que não resta dúvida!
Eu pergunto: quanto tempo João vai levar para administrar Teixeira?
Se para seduzir, ou, convencer a menor a tirar o vestido, foram 60 dias, acho que será necessário muito mais de quatro anos para administrar a cidade!
Terá o povo paciência para aguentar tantos desmandos numa cidade sem administrador?
Essa semana um cidadão me perguntou na rua “o que temos que fazer para tirar esse prefeito daí”.
Eu respondi “não sei, vocês votaram, agora terão que aturar”. Eu disse “não votei, votaram só pra contrariar, agora, só pra contrariar, terão que aguentar!”
60 dias para seduzir uma jovem, quanto tempo João Bosco vai levar para administrar Teixeira?
Boa semana para todos!
Aviso: se mexerem comigo, eu baixo o nível!
Jotta Mendes é radialista e repórter