Assembleia Legislativa realiza reunião itinerante com plenário lotado em Porto Seguro
O projeto de sessões itinerantes da Assembleia Legislativa da Bahia esteve na quinta-feira 22 de agosto em Porto Seguro, quando foi realizado na sede do Centro de Cultura, a 8ª sessão itinerante, quando os deputados estaduais deixam a capital Salvador e se reuni no interior, como forma de ouvir os problemas de cada região, aproximando os deputados dos eleitores.
O plenário do Centro de Cultura ficou lotado durante a realização da sessão, que contou com a presença de vários deputados estaduais, alem de presença de vários prefeito da região extremo sul, entre os prefeito presentes estava a prefeita de Porto Seguro Claudia Oliveira, que quando deputada fez a solicitação para que a sessão foi realizada em Porto Seguro.
Na platéia tinha a presença de muitas autoridades regionais, mais também contou com a presença de índios, estudantes, agentes de saúde e outras classes que aproveitaram a reunião para protestar, outros aproveitaram para reivindicar.
Um dos alvos dos protestos dos presentes era o prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro, que teve diversos cartazes contra sua administração entre os manifestantes, que pediam entre outras coisa fora Jabes.
A prefeita de Porto Seguro Claudia Oliveira, foi muito aplaudida e contou com diversos cartazes que elogiavam sua administração na platéia, sendo inclusive recebida com palmas quando chegou ao local acompanhada do deputado Timóteo Brito.
Nos discursos dos deputados, o que ficou marcado foi o palanque antecipado de 2014, quando os deputados faziam elogios ao governo Jaques Wagner eram automaticamente vaiados pelos presentes, quando criticavam eram aplaudidos, numa demonstração de que a rejeição do governo Jaques Wagner tem ganhado os rincões da Bahia.
Entre os deputados que foram mais vaiados está o deputado Carlos Ubaldino, que foi um dos deputados mais votado de Porto Seguro nas ultimas eleições, as vaias para ele foi em dois momentos distintos, o primeiro foi quando ele tentou enaltecer o governo Jaques Wagner e a platéia praticamente não lhe deixou falar, no segundo momento foi quando o deputado que é pastor tentou falar contra os homossexuais, neste momento as vaias foram maiores, o que fez com que quase ninguém ouvisse seu discurso.
Quem acabou sendo o mais vaiado durante a sessão foi o deputado Ronaldo Carletto, que desde o momento em que foi anunciado como orador que a platéia começou a lhe vaiar, para que o deputado conseguisse dizer algumas palavras foi necessário varias intervenções do presidente da assembléia deputado Marcelo Nilo, que pediu por diversas vezes aos manifestantes para que permitisse que o deputado falasse.
Em sua fala ao fazer uso da tribuna o deputado Timóteo Brito, falou da importância de realizar uma sessão da assembléia em Porto Seguro, que é a terra mãe do Brasil e uma das cidades mais importantes do pais, tendo sua importância turística sendo reconhecida internacionalmente.
Ao termino da sessão ordinária, foi convocada uma sessão extraordinária, quando cinco personalidades foram homenageadas, sendo elas Moacir Andrade cônsul honorário de Portugal, o pastor Erisvaldo Santos de Oliveira, que é ex-presidente da câmara de vereadores de Porto Seguro, a juíza do trabalho Andréia Schwartz, o juiz André Marcelo e a prefeita de Porto Seguro Claudia Oliveira.
Por Jotta Mendes/Repórter Coragem