Destaque

Torneio de Futebol do Dia das Crianças, mesmo sem apoio da Secretaria de Esporte, foi realizado no campo do Mangueirão

14/10/2013 - 23h12
Escolinha Pitágoras campeã do Torneio do dia da criança promovido pelo professor  Carlinhos da Andradina

Aconteceu no sábado, 12 de outubro, no campo Mangueirão, situado no bairro São Lourenço, a 19ª edição do torneio de futebol do Dia das Crianças. O evento é promovido pelo professor Carlos Constantino (Carlinhos), da Escolinha de Futebol Nova Andradina, há 19 anos.

A competição contou com apoio de pequenos empresários, a exemplo de Luciano, da loja Rações Teixeira, e Saulo do Box de Calçados do Mercadão, entre outros. Apesar das dificuldades que o professor enfrenta para promover o evento, ele disse se sentir feliz pelo fato de poder oferecer às crianças algo que muitos não conseguiram na sua infância e que ele realiza há 19 anos. Este ano, por falta do patrocínio da Secretaria de Esportes da Prefeitura, o torneio da criança teve a participação de apenas seis escolinhas.

O professor Carlinhos afirmou que o torneio poderia ter sido melhor caso houvesse o interesse da gestão esportiva municipal em contribuir para sua realização, no entanto, eles não têm apoiado as bases do futebol do município, que continuam sendo discriminada. Muitas crianças, por falta de oportunidade, se encaminham para as coisas erradas. “Este foi o único ano que a prefeitura não contribuiu em nada. Durante a gestão passada todos os anos eles me apoiavam para a realização do evento, essa gestão não me ofereceu nenhum apoio, fico triste com isso”, disse Carlinhos.

É importante relatar que nenhum integrante da secretaria de esporte ou do município esteve presente no evento. “O prefeito, vários vereadores e secretários estiveram na quinta-feira no novo estádio municipal batendo palmas para os profissionais do time do Serrano, da cidade de Vitória da Conquista, que são patrocinados com o dinheiro do nosso município”, desabafou o desportista conhecido com “Baiano”, ex-aluno da escolinha de futebol do professor Carlinhos 15 anos atrás. “Este que é um simples evento, nosso, nenhum deles veio aqui prestigiar, nem mesmo a secretaria de esporte e lazer, que conta com mais de 10 funcionários, enviou alguém para colaborar com as crianças.  Eles têm feito pouco caso com o esporte local”, avaliou o professor de escolinha, Dominguinhos. “As competições de tradição para as nossas crianças já não existem mais, e quando a imprensa cobra deles responsabilidade e os critica pela sua incapacidade acham que a imprensa exagera”, concluiu.Torcida presente no Torneio dia da criança organizado pelo professor  Carlinhos dizem não ao Serrano e pedem apoio ao esporte Teixeirense

A nossa reportagem acompanhou o evento e foi bastante cobrada pelos torcedores e pais de alunos das escolinhas presentes. Eles solicitaram a nossa intervenção junto a Prefeitura cobrando mais respeito para nosso esporte. Sentimos impotentes diante das cobranças dos desportistas e ficamos mais uma vez indignados com o descaso da secretaria de esporte com o campo Mangueirão. O empreendimento construído pela gestão passada não chegou a ser inaugurado. Assim que assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer, o atual secretário Fernando Melo (Fernandão) prometeu solucionar os problemas do campo e inaugurá-lo, no entanto, passados nove meses de seu governo, a única coisa que foi feita foi a derrubada de alguns pés de eucaliptos que ali existiam, com o argumento que se iria construir cobertura das pequenas arquibancadas, e nada foi feito, fato que continua causando revolta aos frequentadores do local. O campo há muito tempo se encontra abandonado pela administração e vem sendo utilizado pelos praticantes dos babas, que também estão revoltados, pois não têm uma área de escape para que eles busquem a bola quando ela sai de dentro do campo, e nem isso que foi prometido pelo secretário foi feito.  As dependências continuam abandonadas e destruídas por falta de manutenção e cuidados por parte da Secretaria, o que se ouve é o lamento e até a irritação dos praticantes dos babas, que diante do microfone da nossa reportagem ameaçaram derrubar tudo se a Secretaria não tomar uma providências para resolver os problemas. O que se vê são os alambrados rasgados, muito lixo e mato.

 O Torneio

Iniciado as 8 horas, o torneio teve a participação de seis escolinhas.

Andradina – Atletas de Cristo, RMA, Jacarandá, Pitágoras e Vasquinho.

Segundo o diretor da Escolinha do Jacarandá, Dionísio Amaral de Souza Filho (Dió), o evento foi legal, tranquilo e muito importante para todas as crianças.

“Carlinhos está de parabéns”, disse Dió. “O Jacarandá fez uma boa campanha, inclusive vencemos o bom projeto do RMA de Alisson por 4 x 0 na fase de classificação.  Na final a Escolinha do Jacarandá chegou a fazer 2 x 0 na Escolinha Pitágoras. Depois cedemos o empate, e perdemos nos pênaltis por 4 x 2”, finalizou Dió.

Nota

A Redação do Jornal Tribuna do Esporte, autora da maioria das matérias esportivas locais e regionais divulgadas em alguns veículos da mídia da região, tem lamentado internamente sempre ter que criticar a administração esportiva do município de Teixeira de Freitas ao abordar em seus artigos, textos e comentários críticas à administração esportiva municipal. Tudo isso ocorre mediante o descaso da mesma para com o esporte local, e isso é frequente nos últimos seis anos aproximadamente, e não há como fugir dessa realidade. As irregularidades, o pouco caso, os equívocos e o descaso da gestão passada e da atual com o esporte e com os desportistas locais estão à vista para qualquer analista esportivo ver, além do mais, existem, diariamente, pedidos dos nossos leitores que reivindicam da nossa redação que os assuntos sejam abordados, até porque esse é um dos poucos veículos da mídia local isento de acordos publicitários com o município e, independentemente disso, esse redator sempre primou pela relato da verdade dos fatos e dos acontecimentos na área esportiva, há mais de trinta anos, e isso vale para qualquer administração regional, mesmo havendo vínculo comercial com qualquer administração, a redação jamais deixará de abordar e comentar a verdade dos fatos dentro do esporte local e regional.

Por – Jornal Tribuna do Esporte

Amadeu Ferreira


Deixe seu comentário