Colunistas

19 bananas na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas

20/10/2013 - 18h38
Pensando com Coragem 3

Causou muita polêmica a declaração do vereador Juvenal Etelvina Laureano, o “Juvenal das Laranjas”, de que tem 19 bananas na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas; todos os colegas quiseram refutar o nome de banana.

Ao fazer a declaração, o vereador declara estar se sentindo inútil no papel de edil, tanto que já admite ser um banana.

Mas, a banana é fruto rico em vitaminas, que é recomendado sempre na alimentação, sendo, inclusive, um dos primeiros alimentos a ser servido aos bebês, depois do leite da mãe, é claro.

Por tanto, não há porque agora refutar o nome de bananas, resta saber que tipo de banana é cada vereador. Como um cacho de bananas cabe no máximo 20 pencas, digamos que a Câmara é quase um cacho completo.

Uma penca de banana também suporta, no máximo, 20 bananas, o que quer dizer que nos dois extremos estamos quase no limite com nossa câmara de vereadores, pode aumentar mais um, se não as bananas não vão caber na penca, se cada vereador fosse uma penca, as bananas não caberiam no cacho.

Na sexta-feira (18), eu voltava do Prado ouvindo a Rádio Caraípe, quando dois bananas se defenderam, ou melhor, dois vereadores se esquivaram da alcunha de banana.

As bananas, ou, os vereadores, que estavam na Caraípe, era Yuri da Tajon e Oneidí Alves. Yuri começou até simpático, dizendo que não teria se sentido atingido com a declaração de Juvenal, fazendo um panorama de seu mandato, para dizer que não se sentia um banana, só que em seguida deixou claro que ficou muito chateado com a referida declaração, o que ficou claro que também é um banana, só ainda não descobriu o tipo que é.

Já Oneidí, quanto mais dizia que não era banana, dava pra gente imaginar ela vestida de amarelo e em cima de uma banca com o feirante gritando “Olha a banana!”.

Agora resta cada vereador descobrir que tipo de banana é, porque essa frase vai entrar para história: “Aqui tem 19 bananas”, disse “Juvenal das Bananas”.

Embora todos queiram refutar o nome de banana, a declaração de Juvenal deixa claro a maneira como a população está vendo nossa câmara, ou melhor, os edis, que foram eleitos para fiscalizar e criar leis, só que ficam tentando tirar vantagens do mandato, aí acabam virando bananas, porque não fiscalizam o Executivo e não fazem o papel do verdadeiro vereador.

Até o presente momento, foram diversos escândalos envolvendo a administração municipal, e o que se ouviu de nossos bananas, digo, vereadores? Nada.

Portanto, vai um conselho aos nossos vereadores: vocês não foram eleitos para estar pedindo ao prefeito, vocês foram eleitos para fiscalizá-lo, mesmo os que foram eleitos ao lado do prefeito precisam fiscalizar o gestor, se não souber fazer isso, ficará muito difícil fazer a população aceitar.

Se não mudarem de postura, ao invés de irmos para sessão ver nossos vereadores, iremos à feira ver nossos bananas.vereadores 1

A banana é rica em vitaminas, preço acessível, logo, útil e necessária. Será que nossos edis conseguem fazer tão bem quanto à banana e ao menos criar bons projetos?

Como diria a gíria: fica a dica.

Jotta Mendes é Radialista e Repórter


Deixe seu comentário