Equipe do Samu de Ibirapuã é capacitada em atendimento pré-hospitalar
A equipe de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ibirapuã está ainda mais preparada para atender a população. Isso porque concluíram um treinamento em Atendimento Pré- Hospitalar, que pode salvar a vida de muitos. O curso é um reciclagem que aborda mudanças de protocolo principalmente em acidentes catastróficos. “São 60 horas/ aulas que tratam desde a retirada de vítimas até o atendimento em acidente doméstico por uso de produtos químicos, choque elétrico, entre outros,” explica o instrutor do curso, o Bombeiro Civil Vicente Cardoso.
Para capacitar a equipe do Samu um cenário fictício de um acidente envolvendo dois carros, uma moto e cinco vítimas foi criado para que as novas técnicas de primeiros socorro e difícil remoção de vítimas fosse praticadas. “ Com o curso estamos mais seguros e mais rápidos para atender melhor o paciente,” comentou o condutor socorrista do Samu Marcelo Baldaia.
Para a técnica em enfermagem Luciene Couto o treinamento garante um diferencial para comunidade. “ Aprendemos novos conceitos, como por exemplo, deslocar uma vítima de uma ribanceira, antes usávamos a maca, agora aprendemos a praticar o rapel que vai desgastar menos o socorrista e garantir mais agilidade para o encaminhamento da vítima ao hospital,” disse.
Esta foi a primeira vez que a equipe do Samu recebeu um treinamento de reciclagem em três anos de trabalho, segundo a coordenadora da equipe Tabita Soares. “Faltava atualização, nunca tivemos e agora estamos preparados para qualquer situação de atendimento fora do hospital, pois quando se trata de vidas todo investimento é pouco,” concluiu.
Por Ascom PMI/ Fernanda Barros