Destaque

Inaugurada Central de Vídeomonitoramento de Eunápolis

09/11/2013 - 18h03
Inaugurada Central de Vídeomonitoramento de Eunápolis

Eunápolis deu mais um passo importante para reforçar a segurança da população. Foi inaugurada da tarde de quinta-feira, 7 de novembro, a Central de Videomonitoramento da cidade. A solenidade, realizada na sede da 7ª CIPM, contou com a presença de empresários, políticos, delegados, promotor, juiz, dentre outros.

Inicialmente, são 16 câmeras para o monitoramento de pontos estratégicos do centro comercial. O projeto – orçado em quase R$ 200 mil, é uma parceria da Polícia Militar, Câmara de Dirigentes Lojistas, prefeitura, Veracel Celulose e outras empresas.

O presidente da CDL, Fabrício Ramos, diz que o projeto pode ser expandido para os bairros Pequi e Parque da Renovação. “Quando foi feito o mapeamento a PM nos recomendou a instalação de 34 câmeras. A complementação vai ser feita na segunda etapa do projeto”, declarou Fabrício.

O prefeito Neto Guerrieri falou que o município vai ser um parceiro importante na ampliação do Videomonitoramento. “O município já está entrando com apoio logístico, infraestrutura, mas a gente precisa avançar. Vamos levar o monitoramento para as principais avenidas dos bairros”, disse Neto.

A Veracel Celulose entrou com quase metade do valor investido. Segundo o assessor de relações com a comunidade, Pedro Cardoso, o montante gira em torno de R$ 80 mil. “Entendemos que este projeto é de relevância regional, pois Eunápolis é um centro de consumo. O comércio atrai consumidores de todas as cidades vizinhas. E segurança também é uma preocupação social da Veracel”, falou Pedro Cardoso.Autoridades Inaugurada Central de Vídeomonitoramento de Eunápolis

As câmeras estão instaladas nas avenidas Santos Dumont, Porto Seguro, Conselheiro Luis Viana, Paulino Mendes Lima, Praça da Bandeira e outros locais.

Segundo o comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Cléber Santos, os equipamentos têm alcance de captação de imagem de 360 graus e capacidade de aproximação em até 35 vezes.  “As câmeras são de grande potência, fazendo com que a gente consiga detectar placas de veículos, fisionomia de pessoas. Vão nos auxiliar até mesmo na elucidação de crimes”, afirmou o major Cléber Santos.

A central – instalada na sede da 7ª CIPM, conta ainda com seis grandes telas para o monitoramento 24 horas. 10 policiais foram treinados para trabalhar no local, em turnos de revezamento.

O promotor de justiça Dinalmari Mendonça, do Ministério Público Estadual, disse que a iniciativa é muito importante porque inibe a criminalidade. “A primeira cidade que eu tive oportunidade de ver com videomonitoramento e até seus efeitos foi Florianópolis, há seis anos”. As pessoas passeavam tranquilamente, inclusive turistas com máquinas na mão sem preocupação de ser assaltadas. Em Itabuna também foi reduzida drasticamente as ocorrências de crimes no centro”, frisou o promotor.

Após os discursos, todos os convidados rezaram o Pai Nosso, juntamente com o bispo diocesano, Dom José Edson Oliveira e, finalmente, foi descerrada a placa comemorativa da inauguração.

Por Hugo Santos/RADAR64


Deixe seu comentário