Médico cubano chega a Ibirapuã e é recebido com alegria e esperança de uma saúde melhor
Foi recebido na manhã desta segunda-feira, nove de dezembro pelo prefeito Rildo Andrade e a equipe de saúde do município de Ibirapuã o médico cubano Victor Daniel Santana que faz parte do Programa do Governo Federal Mais Médico.
Formado há 20 anos pela universidade da província de Camagüey em Cuba, Dr. Victor Daniel que já está morando na cidade passa a atender de segunda a sexta-feira no Posto de Saúde José Costa Vieira, no bairro Laranjeiras. “ Estou muito contente de está a serviço da medicina, nós cubanos temos muita experiência em atenção a população e é um pouco disso que quero passar para as pessoas, melhorando a qualidade do atendimento e da saúde,” disse o médico.
Dr. Victor está no Brasil desde o dia cinco de novembro e passou por cursos de português e medicina típica brasileira nas cidades de Brasília e Salvador. “ A medicina de Cuba não é muito diferente da brasileira, até o clima é parecido, é bom saber que temos o que acrescentar, já que está em Cuba a escola referência de medicina na America Latina,” acrescentou.
Aos 50 anos o médico estrangeiro já passou por missões de humanidade nos países Guatemala e Paquistão. “ Não preciso de carro para trabalhar quero atender a comunidade no Posto de Saúde e fazer minhas visitas comunitárias, ser amigo, tratar bem e acima de tudo cuidar das pessoas, para isso me formei e dediquei a minha vida,” comentou.
O prefeito Rildo Andrade também comemorou a chegada do novo profissional. “ Ibirapuã não foge a regra do país inteiro, e sempre sofreu com a falta de médicos, para nós hoje é o primeiro de muitos dias de alegria de poder contar com o médico a qualquer hora,” comemorou.
O prefeito esclareceu ainda sobre o avanço na saúde do município. “ Atendendo a legislação Dr. Osmar também passa a atender 40 horas no Posto de Saúde Maria Tânia Araújo, já os outros que trabalhavam no postos de Ibirapuã optaram por razões pessoais não aderir a jornada de trabalho de 40 horas, mas quem ganha com isso é a população que agora será atendida como merece, em tempo integral,” concluiu.
Rildo ressaltou ainda que a partir do dia seis de janeiro de 2014 os três enfermeiros aprovados no último concurso público serão empossados, e a medida que for necessário novos profissionais podem ser convocados.
Por Ascom PMI