Destaque

Suzano Papel e Celulose também é flagrada captando água de córrego em reserva ambiental

12/12/2013 - 10h32

No dia 24 de novembro de 2013, o publicamos uma matéria aonde foi mostrado que caminhões de uma empresa que presta serviço para Fíbria Celulose S/A, estavam captando água de um córrego que fica em uma área de proteção ambiental, localizada entre os distritos de Pouso Alegre e Novo Destino, no município de Alcobaça Bahia.

Após a publicação dessa matéria, moradores do distrito de Pouso Alegre ligaram para nossa redação informando que haviam encontrado peixes mortos no mesmo córrego em que a empresa Fíbria Celulose S/A, foi flagrada captando água de forma irregular.

Fato que foi confirmado por nossa equipe de reportagem, inclusive próximo ao local aonde os peixes estavam mortos, foram encontrados vários frascos vazios de solução de bateria automotiva, uma substancia altamente toxicas e corrosiva.

Após a confirmação de que realmente os peixes estavam mortos, outra matéria foi publicada pelo site, essa com as imagens que comprovaram a possível contaminação do córrego.

Matéria essa, que devido à gravidade do delito, foi destaque em todo o país, sendo divulgada em mídias de repercussão nacional, como o Jornal da Record e o Portal R7, além de vários sites e programas de radio da Bahia.Suzano Papel e Celulose também é flagrada captando água de córrego em reserva ambiental

Mas os crimes contra o meio ambiente naquela região, não se limitam a empresa Fíbria Celulose S/A. Outra empresa de renome no ramo de eucalipto, a Suzano Papel e Celulose, também foi flagrada cometendo a mesma irregularidade da Fíbria.Suzano Papel e Celulose também é flagrada captando água de córrego em reserva ambiental 3

Dessa vez, a denuncia partiu de moradores do distrito de São José de Alcobaça, que informaram a nossa redação que a Suzano Papel e Celulose, estava drenando a água de um córrego conhecido como “Córrego do Gôti” localizado entre os distritos de São José e Novo Destino, também no município de Alcobaça (BA).Suzano Papel e Celulose também é flagrada captando água de córrego em reserva ambiental 2

Segundo os moradores, a água esta sendo usada para preparação de defensivos agrícolas e  para irrigar as plantações de eucalipto da Suzano.Suzano Papel e Celulose também é flagrada captando água de córrego em reserva ambiental 4

As imagens feitas com exclusividade pela a nossa equipe, mostram um caminhão pipa da Suzano Papel e Celulose, drenando a água do Córrego do Gôti. Sem se importar com a presença da imprensa, o funcionário da empresa Suzano Papel e Celulose, encaixa a mangueira no tanque do caminhão pipa e começa a captar a água do córrego.

As imagens mostram também que a mangueira de sucção da água, que pode estar contaminada por defensivos agrícolas, fica dentro do córrego, no aguardo dos caminhões pipas da empresa, que vão e vem das plantações de eucalipto.

Fonte Teixeira Agora


Deixe seu comentário