Alunos do IF Baiano denunciam Viação Santa Clara por negligência
Alunos do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), de Teixeira de Freitas, procuraram a nossa reportagem para fazer uma denuncia grave contra a Viação Santa Clara, empresa que faz o transporte dos mesmos até a escola técnica, que fica no Km 882 da BR 101.
Segundo os estudantes, motoristas da empresa estão fazendo pouco caso deles, deixando-os esperando por longos períodos no momento do embarque. Também de acordo com os alunos, alguns motoristas estão se distraindo ao volante, conversando com terceiros.
Os estudantes cobram uma resposta das autoridades municipais, já que segundo eles, mesmo sendo informada a Viação Santa Clara não toma nenhuma providencia sobre o assunto.
“Antes de ontem, dia 16 de dezembro de 2013, alguns alunos do IF Baiano presenciaram uma cena ridícula partindo dos motoristas da Viação Santa Clara.
Assim que chegaram ao Instituto, ao invés de esperarem os alunos entrarem no ônibus, o motorista e o cobrador desceram do veículo juntamente com outras três ou quatro garotas e começaram a conversar em frente do local. Mas não era uma conversa civilizada, funcionários e garotas gritavam e riam escandalosamente sem medir as palavras que diziam.
Enquanto isso os alunos tiveram que esperar a boa vontade do cobrador em entrar no ônibus para liberar a catraca.
Quando entramos percebemos que as garotas que estavam ‘’acompanhando’’ o motorista e o cobrador não pagaram e nem iam pagar a passagem do ônibus, assim uma sentou num apoio que há ao lado da cadeira do motorista, outra sentou no pára-brisa e as outras se sentaram nos bancos da frente.
E assim foi todo o percurso do IF Baiano até onde eu desci, na rodoviária velha. Gritarias, risadas e conversas inconvenientes entre os presentes na primeira parte do ônibus.
Se não bastasse, a toda hora o motorista beijava a moça que estava ao seu lado, tirando os olhos da estrada e dando atenção aos seus amigos.
Bom, não é a primeira vez que denunciamos a postura ridícula de alguns profissionais dessa empresa.
É evidente que os motoristas da Viação Santa Clara não gostam de ir até o IF Baiano para buscar os alunos, eles deixam isso bem claro às vezes, mas eles não têm escolha. E já que não tem escolha, que tal se fizessem o seu trabalho bem feito? Digo, que tal irem até lá, esperarem os alunos entrarem e dar continuidade à sua rota?
O mais revoltante é que não adianta reclamar diretamente com a empresa, eles simplesmente nos ignoram, como se não fosse obrigação deles ir nos buscar todas as noites no Instituto. Porém eles esquecem que assumiram essa obrigação e esse compromisso ao aceitar o contrato, e os alunos pagam passagem do mesmo jeito que qualquer outro passageiro. E a questão das amigas do motorista que não iam pagar a passagem? Desde quando transporte público é carro de passeio?
Não é a primeira vez que esse motorista em questão faz esse tipo de coisa, além de, certa vez, ter discutido com os alunos, ele quase sempre leva uma companhia ao seu lado.
E pergunto a vocês: e a segurança? Onde está? Não só a dele, mas como de todos no ônibus, inclusive a das moças que estavam sentadas na frente. E se acontece um acidente? Um segundo que ele tira o olho da estrada pra beijar sua namorada, ou sabe se lá o quê, pode ocorrer uma tragédia. Mas eles não ligam, é o que parece.
O que queremos com essa denúncia é que a Viação Santa Clara tome providências em relação aos seus funcionários, pois não é a primeira vez que denunciamos falhas no transporte público de nossa cidade. E olha que só estamos reclamando dos motoristas.”
Da Redação/TeixeiraAgora