Colunistas

João Bosco foi destaque

29/12/2013 - 19h13

FOCO NO PODER

Por Dilvan CoelhoFoco no poder Dilvan

Ano novo, vida nova

A cada ano as esperanças se renovam no momento em que todo mundo comemora, no Natal, o nascimento do menino Jesus. Teixeira de Freitas, a cidade mais cosmopolita do Extremo Sul da Bahia, começa o ano com muita esperança de que 2014 será muito melhor do que os últimos anos. O prefeito João Bosco conseguiu aprovar verbas nunca sonhadas, a cidade não pode mais esperar e precisa avançar. Vamos dar mais um voto de confiança ao prefeito, pois ele recebeu um município completamente abandonado.

João Bosco foi destaque

O prefeito de Teixeira foi um dos cinco dentre os gestores dos 417 municípios baianos a ser escolhido para uma entrevista exclusiva na TV sobre o ano que se finda. As verbas recém-conquistadas para o município chamam atenção e representam um marco para o seu desenvolvimento. João Bosco fez questão de ressaltar os investimentos que foram conquistados para as diversas áreas: educação, cultura, esporte, infraestrutura, saneamento e pavimentação. As verbas conquistadas somam mais de R$ 300 milhões. “Esse foi o ano do planejamento, a partir de 2014 vamos ter muito trabalho e muita obra para acontecer”, salientou o prefeito.

Outros destaques

Das 13 prefeituras do Extremo Sul, mais quatro têm se destacado: Medeiros Neto, Lajedão, Nova Viçosa e Mucuri. As que têm tido um desempenho fraco são as de Caravelas, Alcobaça e Prado. O prefeito Jadson Ruas, que tem o pior desempenho, foi reeleito porque Jurandi Boamorte, que era o preferido, cometeu o erro de colocar a filha como candidata à vice-prefeita na sua chapa. Em Alcobaça, o prefeito ganhou devido à série de erros cometida por Léo Brito, porém, sua administração está complicada. Já em Prado, Wilsinho quis voltar através da filha, mas, falta a ela maturidade política para governar. Para minimizar o problema, ele vem assumindo o comando.

Dobradinha prejudicada

A dobradinha entre o ex-prefeito de Eunápolis e Timóteo ficou prejudicada com o fato de Robério não poder ser candidato. O ex-prefeito, Robério Oliveira, acaba de sofrer uma derrota jurídica no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou, por unanimidade, o recurso impetrado por seus advogados contra uma decisão anterior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), que lhe afastou do cargo de prefeito em dezembro de 2012 e cassou seus direitos políticos por improbidade administrativa. Timóteo perdeu um grande apoio.

Aliança em risco

A aliança política entre o ex-deputado Uldurico Pinto e João Bosco, que foi significativa para a vitória do prefeito, corre sérias ameaças de rompimento. O acordo foi feito com duas Secretarias e um contrato com as rádios. Uldurico já perdeu uma Secretaria e deverá, em breve, perder a outra. Segundo dizem, o contrato com as rádios não tem sido cumprido. Além disso, na campanha de governador, tanto Uldurico, como seu candidato a deputado, Lucas Bocão, estarão no palanque da oposição, enquanto João Bosco deverá coordenar a campanha de Dilma e Rui Costa na região e também deve jogar todas as cartas para eleger Erlita deputada. Enquanto isso, o prefeito afirma de que não haverá rompimento. Será?!

Sucessão na Bahia

O governador lançou o candidato mais fraco eleitoralmente do seu grupo político entre tantos outros que poderia ter lançado. Além de Rui Costa para governador, foi lançado Otto Alencar do PSD para disputar a única vaga de senador, que pertence ao segundo partido mais forte da base aliada. Para vice-governador está havendo uma disputa acirrada entre o PP de Mário Negromonte e o PDT de Marcelo Nilo, inclusive, com ameaça de rompimento de ambos; o que não acreditamos, porque o governador é um excelente negociador.

 Chance da oposição

Com a candidatura de Rui Costa e o fraco desempenho do governo, a oposição passa a ter chance real de vitória. Para isso, é necessário que tenha união, o que não é uma tarefa das mais fáceis. A disputa está entre um candidato do DEM e Gedel Vieira Lima, do PMDB, que aceitou a decisão de ACM Neto de deixar a definição para depois do carnaval.


Deixe seu comentário