LFTF tem novo presidente e diretoria após seis anos
A chapa encabeçada por Edilson Resende Salomão (Japão Lanches) e composta pelos dois vices, Jesuíno (Farmácia Real) e Ailson Cruz (vereador), foi eleita à presidência da Liga de Futebol de Teixeira de Freitas (LFTF) para cumprir o mandato de três anos – 2014/2017.
A eleição aconteceu de forma harmoniosa, obedecendo ao processo democrático na noite de quarta-feira, 15 de janeiro, no auditório do CETEPS, antigo Colem.
A eleição foi presidida pelo jornalista esportivo da cidade de Eunápolis, Luciano Santos (Site Eunoesporte) e conduzida pelo atual diretor da entidade, Rossi, tendo como componentes da mesa Edielson Freitas, José Carvalho, Crisnaldo Lacerda, Reginaldo Durão, entre outros desportistas convidados.
Onze eleitores representando as suas respectivas equipes compareceram e votaram no pleito. A chapa concorrente foi composta por Benedito Silvino (Bil Torneiro) e seus dois vices, Carlos e Genevaldo (Tio).
Após o pronunciamento dos dois candidatos com uma rápida explanação dos seus projetos e proposta de trabalho, e a fala de alguns dos componentes da mesa, que também foram convidados a fazer uso da palavra, entre eles o secretário de Esporte e Lazer Fernando Melo (Fernandão), foi dado início à votação.
A instituição esportiva fundada em 23 de abril de 1987 por um grupo de desportistas liderado pelo radialista Amadeu Ferreira, o primeiro presidente, passava por um dos piores momentos da sua história desde que foi criada. A atual diretoria, derrotada por 7 votos contra 4 nesta eleição, mesmo com muito esforço não teve força administrativa para sobrepor a falta de apoio das gestões públicas – a anterior, comandada pelo Padre Aparecido, e atual, de João Bosco. A falta de um Estádio para colocar em prática as competições foi um dos entraves encontrados pela diretoria que está saindo. O então ex-presidente Bil Torneiro alcançou alto índice de rejeição entre os desportistas, contudo, manteve a sua candidatura à reeleição. Apesar de a sua gestão ter sido fracassada, por incrível que possa parecer ele ainda acreditava na vitória.
Edilson Resende Salomão, conhecido como Japão (Lanchonete Japão lanches), presidente eleito, Jesuíno (Zuíno, Farmácia Real) primeiro vice, e Ailson Cruz (Icinho, vereador) como segundo vice, estão coma proposta de renovar totalmente a LFTF, e trazê-la de volta ao patamar de credibilidade e progresso.
Jaelson Simões Conceição (Jaelson Baleia), presidente da Liga de Futsal, eleito no mês de dezembro, apoiou decisivamente a chapa vencedora, e, sem dúvida, foi o principal negociador com os eleitores.
Presidentes da Liga de Futebol de Teixeira de Freitas na história
Liga Barbante, final dos anos 70 e anos 80
Maurício Cotrim Guimarães e Amadeu Ferreira.
Gildo Bento dos Santos e Moisés Alves Teixeira.
Sebastião Dorneles Ribon e Heriberto Matos de Castro.
Liga oficial, fundada em 23 de abril de 1987
Amadeu Ferreira de Oliveira (1989/1992).
Delcick Nunes de Almeida.
Ailton Batista dos Santos.
Ariston Pinheiro da Rocha.
Zilmar Barbosa dos Santos.
Benedito Silvino da Silva.
Edilson Resende Salomão (2014/2017)
Além desses presidentes eleitos pelos clubes em eleições diretas, houve alguns governantes que administraram interinamente, após intervenção das administrações do município.
Por – Jornal Tribuna do Esporte e Rádio Difusora AM 580