Destaque

Jotta Mendes: há oito anos a serviço da imprensa do Extremo Sul

30/01/2014 - 11h48
Jotta Mendes

Nascido em Jucuruçu, quando um distrito, pertencente ao município de Itamaraju, antes de ser emancipado, Jotta Mendes chegou a Teixeira de Freitas no início de 1987. De origem humilde, teve que trabalhar mesmo tendo apenas 11 anos na época.

Por conta da idade, Jotta Mendes começou a vender cocadas e as famosas brasinhas, tudo confeccionado pela sua mãe, dona Rosália Mendes, que, também de origem humilde, criou seus 14 filhos trabalhando.

Pouco depois, Jotta migrou para carregador de feira, onde, junto com um de seus irmãos, adquiriu um carrinho de madeira, passando a trabalhar nas portas do antigo Supermercado União, onde hoje funciona o Faé. Em seguida, ele e o mesmo irmão foram trabalhar para o mesmo patrão, em lojas diferentes.

Ao sair da loja, voltou à vida de carregador de feira. Orgulho nunca fez parte de sua vida, o trabalho duro nunca foi para ter dinheiro para curtir, o conseguido sempre ficava à disposição da matriarca da família para as despesas de casa.

Pouco depois, Jotta Mendes acabou ficando doente, o que lhe deixou internado durante quatro dias. Ele, que sempre teve um corpo franzino, ficara ainda mais debilitado, o que fez mudar de profissão novamente, deixando o trabalho de carregador de feira para se tornar engraxate, profissão que já era praticada por dois de seus irmãos.

No início dos anos 90, Mendes migrou novamente de profissão, indo trabalhar de vendedor de gás. Montado numa bicicleta, chegou a vender 150 botijas por semana. Já na metade da década de 90, começa a fazer experiência no rádio, trabalhando junto com um amigo em um programa evangélico na Rádio Difusora AM.

Sua participação no rádio acabou chamando atenção do seu amigo, que lhe convidou a virar um dos apresentadores do programa “Voz das Assembleias de Deus”, que ia ao ar todos os dias às 18h15, na Rádio Alvorada AM, conquistando o público evangélico com seu jeito descontraído e modo peculiar de falar.

Como acabou se apaixonando por rádio, em 2003 Jotta Mendes acabou cursando o curso técnico de rádio e TV, em Itabuna, com duração de 10 meses, concluído com muito esforço e dificuldade. Logo após, acabou tirando sua DRT e se tornando profissional de rádio e TV, onde se especializou como locutor, apresentador e animador.Jotta Mendes2

No começo de 2005, Jotta teve sua primeira experiência como profissional do rádio, quando foi contratado por Uldurico Pinto para trabalhar na Rede Sul Bahia de Comunicação, ficando de imediato responsável por dar seguimento ao programa “Voz dos Prefeitos” e iniciar o “Voz dos Vereadores”.

O desafio era grande, mas, Jotta Mendes deu conta do recado. Além de apresentar os dois programas, finalizou o ano de 2005 participando do “Jornal do Meio-Dia” e do “Rota Policial”. Mesmo sem muita experiência, sua força de vontade lhe fazia conquistar espaço dentro da emissora.

O ano de 2006 foi o da consolidação da sua carreira. Envolvido de corpo e alma no trabalho, virou um dos principais repórteres da Rede Sul Bahia, tendo importante participação na eleição de Getúlio Ubiratan e Uldurico Pinto, consequentemente, contribuir de forma significativa para a derrota de Paulo Souto em Teixeira de Freitas.

Neste período, Mendes não só era um dos principais repórter da rede, como também já era correspondente da “Três Corações” FM de Itabatã, na qual, além de levar as notícias policiais, mantinha uma vez por semana um programa ao vivo, direcionado à área política.

A trajetória de Jotta Mendes na Rede Sul Bahia foi interrompida em abril de 2009, período que começou a se dedicar à imprensa escrita, virando colaborador do site “Sul Bahia News”. No ano seguinte virou repórter do bissemanal impresso “Jornal Alerta”, onde ficou até 2012.

Ao sair do “Alerta”, em setembro de 2012, teria como objetivo se dedicar ao seu projeto pessoal: o site “Repórter Coragem”, que já estaria na grande rede desde fevereiro do mesmo ano.

Em fevereiro de 2013, Jotta Mendes completou oito anos a serviço da imprensa no Extremo Sul da Bahia. Guerreiro de muitas frentes, “Repórter Coragem” acabou se tornando seu bordão de guerra. Hoje possui um site com o mesmo nome, conseguiu recentemente montar sua empresa e vem trabalhando duro para fazer seu projeto pessoal dar certo.

Jotta Mendes é um guerreiro a serviço da comunicação do Extremo Sul, um exemplo de cidadão e um ótimo profissional, respeitador, gosta de colecionar amizades, um excelente profissional.


Deixe seu comentário