Carnes são transportadas sem condições de higiene para o mercado municipal
A carne, alimento sempre presente em nossas vidas, seja na alimentação diária, ou, naquele churrasco de fim de semana onde reunimos a família e amigos, em Teixeira de Freitas, pode esconder um perigo invisível.
Nossa equipe de reportagem flagrou na tarde de terça feira, 4 de fevereiro, vários caminhões fazendo o transporte de carne bovina com destino ao Mercado Municipal de Teixeira de Freitas. Seria uma entrega normal se não fosse o fato de as carnes estarem acondicionadas em caminhões-baús, que não possuem nenhum tipo de refrigeração. Carnes de bovino, ovino, suíno e caprino devem ser refrigeradas e transportadas a uma temperatura interna de 7 ºC.
Para piorar ainda mais a situação, junto com a carne são transportados também vísceras, fatos e tripas do animal, o que é determinantemente proibido, pois estes conhecidos “miúdos” podem contaminar a carne e transmitir bactérias nocivas aos seres humanos.
Nossa equipe pôde ainda notar o mau cheiro transmitidos pelas carnes, além de várias ferrugens dentro do compartimento de carga, e, ainda, a circulação de açougueiros no interior do baú onde as carnes estão expostas, sem passarem por nenhum processo de higienização antes, adentrando com seus calçados sujos para escolher sua peça bovina.
Questionado por nossa reportagem, um açougueiro, que não quis se identificar, afirmou ser normal este tipo de transporte, dizendo ainda que raramente um veículo com refrigeração faz descarga ali. Perguntado ainda sobre o mau cheiro, o mesmo limitou-se a dizer que é comum, e depois de refrigerado, nem se nota a diferença.
Por: Viviane Moreira/Repórter Coragem