João Bosco conseguiu uma façanha que nenhum prefeito de Teixeira até hoje conseguiu
Bom, gente, vocês devem estar estranhando o título de minha coluna essa semana, mas, eu resolvi reconhecer publicamente uma façanha do prefeito João Bosco (PT). Sei que é complicado, muita gente vai achar que o “Repórter Coragem” é mais um que se vendeu para a administração “Bosqueana”, porém, fato é que uma hora a gente precisa dar valor às conquistas das pessoas, mesmo elas sendo, em tese, nossa adversárias.
Eu resolvi fazer isso hoje, quem sabe assim me livro de mais um processo de João, já que agora eles colocam um processo por semana no “Repórter Coragem”. Se continuar desse jeito, uma hora eu vou acabar sendo condenado, é impossível conseguir se livrar de tantos processos sem receber uma condenação.
Vamos lá à grande façanha de João Bosco em um ano e três meses de mandato.
A ideia de reconhecer nasceu de uma conversa com uma pessoa que conheci essa semana no “Espetinho do Neguinho”, ao lado do “Bar do Braz”, eu nem me lembro o nome do rapaz, mas quando ler isso vai saber que foi ele que me deu a ideia.
Sempre vou ao Espetinho do Neguinho – que, por sinal, é muito bom –, essa semana me parece que na quinta-feira fui lá saborear um espetinho, aí um leitor do RC me disse uma coisa que eu ainda não tinha me atentado: João Bosco teria conseguido algo que nenhum prefeito até hoje conseguiu. Eu me espantei com o que ele disse e meio que sem querer acreditar no que ele poderia me falar, indaguei: o que? O rapaz olhou para mim, deu uma risada e mandou: “Ele conseguiu ser rejeitado por todos”.
Ele complementou seu sábio raciocínio: Olha Temóteo Brito, foi nosso primeiro prefeito, ele tinha os que gostavam e os que não gostavam, de forma que sempre tinha alguém que lhe defendia, outro que acusava; Francistônio veio depois e tinha os que lhe defendiam, outros lhe acusavam também. Wagner Mendonça da mesma forma, o Ppadre Apparecido, idem.
“Já João Bosco só aparece quem lhe acusa, o cara conseguiu ser rejeitado por todos.”
Aí eu comecei a refletir no que aquele cidadão me falava; e não é que é verdade?!
Hoje, João Bosco é praticamente uma unanimidade na cidade, todo mundo lhe aponta como o pior prefeito que Teixeira de Freitas já teve.
Ele conseguiu em um ano e três meses ser mais rejeitado que o padre e Wagner foram em 8 anos de cada um, sendo que foram 8 seguidos, tempo que acaba gerando um desgaste, porque não é fácil liderar por muito tempo, chega uma época em que tanto você, quanto seus liderados, estão fadigados. Mesmo assim Bosco mostrou ser mais habilidoso e conseguiu em um ano três meses o que eles não conseguiram em oito anos – um índice maior de rejeição.
Na verdade, falar mal da administração Bosqueana hoje é a conversa que está em todo lugar, você vai ao bar, tem gente falando mal, vai ao cabelereiro, tem gente falando mal, no ponto de ônibus também… E o pior é que na época dos prefeitos que por aqui passaram essas críticas sempre existiram, mas, havia um equilíbrio, havia quem defendia, diferente da atualidade.
Quando você encontrar alguém tentando defender pode ter certeza: ou trabalha na prefeitura em cargo de confiança – isso porque para os demais funcionários a rejeição do prefeito é ainda maior –, ou então é fornecedor da prefeitura.
Isso acontece até nas redes sociais, mesmo com a proliferação dos fakes (Perfil Falso) não há quem defenda o prefeito, uma prova cabal disso é o fake de Fernanda Machado, que no início da administração entrava de sola em todos que tentavam atingir a imagem de João, hoje é o contrário, tem atacado aos que defendem João.
Se a coisa continuar do jeito que vai, João não terá condições morais de concluir seu mandato, renuncia, ou, quando sair às ruas será vaiado.
Olha que essas vaias já começaram em pelo menos quatro lugares, isso para um público diferenciado, o que prova que a rejeição do prefeito está em todo lugar.
Também pudera, com tantos escândalos em um ano e três meses não eram para menos, o povo de Teixeira tem sido muito pacífico em ainda não ter ido às ruas se manifestar contra o gestor.
Os problemas de João hoje já fogem da esfera administrativa, está na questão moral. Cada escândalo que o administrador se envolve o desgaste moral aumenta.
E todos os escândalos até agora estão diretamente ligados a sua pessoa.
No governo Wagner Mendonça, por exemplo, houve escândalos, entretanto, os alvos foram Vera, Vander e Max.
No governo do padre Apparecido os alvos foram Josué, Erico Cavalcante, Flávio Arruda, Magela e outros. Nota-se que em nenhum dos casos o padre ou Wagner foram os protagonistas.
Tanto escândalo envolvendo o nome do prefeito faz com que até as pessoas que votaram nele fiquem arrependidas, aliás, quem mais tem raiva da administração hoje é quem votou em Bosco. Os que não votaram, pelo contrário, já sabiam que seria ruim, então não se surpreenderam, exceto negativamente, como é o meu caso. Eu tinha certeza que João Bosco seria um péssimo prefeito, mas nunca imaginei que seria tão péssimo assim.
Isso que é ser surpreendido de forma negativa por alguém. Você pensa que ela é ruim, ela vai e mostra para você que é pior do que pensas.
Quer ver?! Aposto que ninguém vai ousar me contestar nessa coluna. Olha que agora todo comentário é aprovado sem precisar de moderação, basta que você use um e-mail ou rede social. Quero ver aparecer alguém, estou pronto para o debate.
Jotta Mendes é radialista e repórter