Destaque

“Quem será a próxima vítima”, pergunta família São Leão durante manifestação

30/03/2014 - 17h26
passeatasleao_mar14 (33)

A família São Leão realizou na manhã deste domingo (30), na cidade de Itanhém, uma passeata para cobrar justiça pela morte de Gilmar Borges São Leão, que foi morto no último dia 21, com tiros de escopeta, durante uma emboscada.

A data da manifestação coincide com o quarto aniversário da morte do sargento da reserva da Polícia Militar da Bahia, Antônio Carlos Borges da Silva, de 52 anos, que foi vítima de uma emboscada, no km 5, da BA-290, quando foi executado por dois integrantes da família São Leão que, na ocasião, confessaram terem matado o militar para vingar a morte do pai.

Empunhando faixas e cartazes, filhos, sobrinhos, netos e bisnetos percorreram as principais ruas da cidade. Um carro de som fazia a leitura de uma nota, na qual a Família São Leão reclamava da falta de justiça e da inoperância dos órgãos de segurança pública. “Hoje nós estamos nessa fila, o sofrimento é da família São Leão, amanhã pode ser a sua”, diz a nota.passeatasleao_mar14 (9)

A manifestação teve início nas proximidades da delegacia da Polícia Civil, na rua Bela Vista, bairro São João, passou pelo Terminal Rodoviário, percorreu todo o centro comercial, seguiu para a praça Castro Alves, onde está instalada a prefeitura e a Câmara Municipal, e encerrou em frente ao fórum, onde foram fixados cartazes e faixas. Um discursos breve e improvisado, com pedido de justiça, também ocorreu naquele local.

Em número bastante pequeno, pessoas que não são ligadas à laços familiares com os São Leão também participaram da manifestação e empunharam cartazes.

Nota divulgada durante protesto

Veja a nota na íntegra (sic)

1-Sociedade de Itanhém, nesse dia 30 de março, chamamos à atenção de todos para a Violência que nos assola, hoje é o dia da vergonha deste Munícipio, dia que marca o maior ato de terrorismo e de violência da sua história ocorrido em 2010, onde vivemos um estado de sitio, com aquelas cenas só vistas nos campos de concentrações dos nazistas, vocês sabem e relembra como foram os horrores daquele massacre, por isso a Família São Leão puxa o cortejo dessa vergonha nessa data e agradece a todos pelo apoio.

2-Amigos de Itanhém e Região os que têm acompanhado os fatos nesse Município e em todo Extremo Sul, sabem quem são os responsáveis pelas mortes e outras causas que ferem os corpos e às almas das famílias, hoje nós estamos nessa fila, o sofrimento é da família São Leão, amanhã pode ser a sua, à dor será do eu de cada um, pois, são registradas quase 170 mortes por dia, todas por homicídios nesse país.

3-Sociedade de Itanhém, o episódio que tirou a paz da Família São Leão com a Morte do Sr. Luiz São Leão em 2007, se renova com a morte de Gilmar que aconteceu no último dia 21 desse mês, onde buscar por Justiça? Onde exigir o direito pela vida? Quantas mortes ainda iremos velar para que a justiça acorde para resolver esses casos e acabar com essa vergonha?

4-Povo de Itanhém, nesse dia temos pouco a comemorar diante da impunidade que assola nosso munícipio e todo o país, pois, em qual porta do Estado os órfãos das famílias mutiladas pela violência irão bater? Na da Justiça, da Policia, dos políticos, onde mais?

5-Gente de Itanhém, como das outras vezes a Família São Leão, assim que confirmou as novas ameaças, foi até a Delegacia local 3 dias antes do ataque contra Gilmar e registrou o Boletim de Nº 175/2014, e agora perguntamos para o além: porque o silencio da Segurança Pública local? Por isso a família ao lado das pessoas sadias dessa Cidade e Região tem certeza que a corrupção já contaminou todos os órgãos do Estado, mas, não conseguirá contaminar a toda a sociedade e assim nossa marcha pela esperança de uma rara punição ainda estar de pé.

6-Sociedade de Itanhém, pense e diga para vocês mesmos e mesmas: também somos vítimas dessa guerra civil que acontece com a omissão do Estado, pois essa cidade já é uma das mais violentas do país, já que, a impunidade impera por aqui, onde estão os assassinos da ação contra os São Leão, contra Branquinho, contra Gilberto e tantos outros? Será que a lei da mordaça da justiça é só para os pobres? A prisão é só para os criminosos de chinelo, mas, e os de gravata? Eles têm passe livre para matar quantos quiserem?

7-Amigos de Itanhém: o maior crime dos São Leão foi e sempre será o trabalho árduo para produzir alimentos até mesmo para seus próprios assassinos, e vão continuar assim, mesmo que a violência continue sendo criada no útero do Estado e receba todo apoio da omissão de suas autoridades. Com isso venha a romper ou quebrar, o ciclo de uma história de mais de 63 da família São Leão nesse munícipio, pois aqui é o nosso mundo para viver, trabalhar e sermos confinados como escravos desse sistema da falsa liberdade dos tempos modernos.

8-Povo de Itanhém, nosso maior patrimônio é a nossa família, por isso coloque seu credito nessa luta, defenda sua família e converse com as autoridades que são mantidas com nossos impostos e exija que ela aplique a lei para todos.

9-Amigos de Itanhém, nos ajude a tirar a farsa da “justiça para todos” pois só os pobres e os descamisados tem pago os custo dessa conta, por isso quebre esse elo de alienação a impunidade e corrupção, e diga um não para as autoridades que nos envergonham, exijam delas uma Itanhém, uma Bahia e um Brasil, sem escravos, um país justo.

10-Povo de Itanhém deposite flores como um gesto de protesto, coloquem seus rostos na rua pela justiça, defenda a sua família, diga não para a impunidade, para a corrupção pública.

11-Filhos de Itanhém e Região, a Família São Leão sabe que o ataque a Gilmar também foi a nossa sociedade, a nossa família, a nossos princípios, por isso indagamos dessa sociedade: o que fazer diante da morte desse rapaz? Esse crime não poderá ficar impune, não porque ele era um jovem de 44 anos, pai de 3 filhos menores, muito menos porque seu crime foi o trabalho árduo e duro, mas, porque foi um ataque a cidadania, uma violência contra a família, conta a sociedade, contra a vida ou será que ele será mais um na soma dos mortes sem solução?

12-Amigos de Itanhém, mesmo no leito da dor a Família São Leão se junta a outras na busca por justiça, pela paz, pela vida e do fundo de nossas almas rendemos nossos agradecimentos a todos e a todas pelo acolhimento nesse momento de dor e angustia.

Deus seja Louvado!

Família São Leão

Fonte Radar58


Deixe seu comentário