Destaque

Onda de protestos: secretário desmente chefe de gabinete em ata de acordo firmado com a população

02/04/2014 - 09h39
Onda de protestos secretário desmente chefe de gabinete em ata de acordo firmado com a população (7)

Indignados com a falta de ações do prefeito municipal de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT), moradores do bairro Ulisses Guimarães realizaram dois protestos na cidade nesta terça-feira (01/04). A primeira manifestação ocorreu durante a manhã e foi realizada no próprio bairro Wlisses Guimarães, quando os moradores da comunidade, em poucos minutos de conversa conseguiram reunir dezenas de moradores, os quais em posse de paus, pneus e pedras interditaram as principais vias de acesso ao bairro por mais de 8 horas.

O protesto acabou ganhando corpo durante o período da manhã, momento em que os líderes do movimento se reuniram um pouco mais tarde e resolveram fechar também a BA 290, saída de Teixeira de Freitas para Medeiros Neto, fato que ocorreu por volta das 13h30, provocando um congestionamento na BA de mais de 30KM.

Onda de protestos secretário desmente chefe de gabinete em ata de acordo firmado com a população (5)

Essa onda de protestos que esta se espalhando por toda a cidade, foi desencadeada no sábado (29/03), quando moradores revoltados com a invasão das águas da chuva em suas residências, interditaram a Avenida Padre Anchieta, no Bairro São Lourenço. A partir dai moradores de outros bairros do município, também se aderiram aos protestos como forma de cobrar os seus direitos perante o poder público municipal.

Onda de protestos secretário desmente chefe de gabinete em ata de acordo firmado com a população (2)

No último protesto que culminou no bloqueio da BA-290, a população exigia a presença do prefeito municipal, o senhor João Bosco (PT), que temendo a revolta popular, não foi até o local negociar com os moradores, mas enviou seu chefe de gabinete, o senhor “Claudio Guaraná” e seu bi-secretário “Henrique da Caplac”, que atende pelas Secretarias de Infraestrutura e Agricultura do município.

Onda de protestos secretário desmente chefe de gabinete em ata de acordo firmado com a população (1)

Os prepostos do prefeito chegaram bastante nervosos e temerosos diante das centenas de pessoas, que cobravam incessantemente pela presença do prefeito. Vendo que o prefeito não iria até o local, os líderes da manifestação decidiram ouvir o secretário e o chefe de gabinete do prefeito.

Onda de protestos secretário desmente chefe de gabinete em ata de acordo firmado com a população (6)

“Guaraná” e “Henrique da Ceplac” propuseram que fosse nomeada uma comissão de no máximo cinco pessoas para fazer uma reunião na prefeitura, para tratar das reivindicações dos moradores, feito isso, a comissão seguiu juntamente com os servidores municipais até a prefeitura.

Algumas horas depois os representantes retornaram com um documento, uma espécie de ata da reunião, assinada pelos representantes da manifestação, pelo chefe de gabinete “Claudio Guaraná” e pelo bi-secretário, “Henrique da Ceplac” se comprometendo a resolver o problema do Bairro em até 90 dias.

Onda de protestos secretário desmente chefe de gabinete em ata de acordo firmado com a população (4)

Além de não conter a assinatura do chefe do poder executivo municipal, o senhor João Bosco Bittencourt, o documento continha divergências importantes nas argumentações dos dois prepostos do prefeito.

O senhor “ Claudio Guaraná” disse em suas alegações “que houve o início da licitação para a compra dos materiais para a confecção do asfalto, mas o processo foi abortado por que o município teve que investir emergencialmente na saúde”.

Onda de protestos secretário desmente chefe de gabinete em ata de acordo firmado com a população (3)

Mas o bi-secretario “Henrique da Ceplac” acabou desmentindo o chefe de gabinete do prefeito, “afirmando que a suposta licitação para confecção do asfalto já teria sido realizada, e que só não foi executada por que estava faltando uma peça para a máquina que aplica o asfalto”.

Por: Teixeira Agora

Colaboração: Arnóbio Formosa


Deixe seu comentário