Colunistas

Candidatos de Teixeira

11/05/2014 - 20h23
Foco no poder Dilvan

Pesquisa nacional

Na mesma semana, dois institutos diferentes mostraram que Dilma está caindo na intenção de voto e se a eleição fosse hoje daria segundo turno. Na pesquisa do Instituto Sensus, Dilma aparece com 35% e a soma dos votos dos adversários também dá 35%, os indecisos ficaram com 30% dos votos. Já na pesquisa do Instituto Datafolha, Dilma está com 38% e a soma dos adversários equivale a 39%, indecisos 23%. A tendência de Dilma é cair mais ainda e, com isso, pode acontecer que o movimento “Volta, Lula” ganhe mais força.

Pesquisas na Bahia

As mais diversas pesquisas que têm sido feitas na Bahia apontam a vitória de Paulo Souto ainda no primeiro turno. Isso se deve, principalmente, à baixa avaliação do governo de Jaques Wagner e também devido ao candidato que ele apresentou ter pouca aceitação popular e ser desconhecido da população baiana. Enquanto isso, o candidato das oposições, Paulo Souto, já foi governador da Bahia duas vezes e senador durante quatro anos; em todos os mandatos foi eleito pelo voto do povo. Paulo Souto deixou a marca da seriedade como homem público e entregou o governo com as contas saneadas.

Ressuscita o Carlismo

Nunca se gastou tanto dinheiro com propaganda como se gastou nos dois mandatos de Jaques Wagner. Esse foi o principal fator que o levou à reeleição, além disso, a oposição ficou dividida. Ocorre que agora as oposições se uniram em torno de Paulo Souto sob o comando de ACM Neto, que está conseguindo ressuscitar o Carlismo na Bahia de forma mais moderna, imprimindo a marca da eficiência, um dos traços mais fortes do velho ACM durante os 40 anos que comandou a Bahia e fez grandes avanços em todos os setores da economia no Estado.

A influência das redes sociais

As redes sociais estão revolucionando o mundo através da sua capacidade de mobilização das massas. No mês de junho de 2013 elas uniram o povo no Brasil e a grande imprensa ficou a reboque. Atualmente, está acontecendo um fator inverso, a grande imprensa, vendo que poderia perder completamente a credibilidade perante a opinião pública, está fazendo um trabalho importante no sentido de mostrar as irregularidades, e, com isso, está arrastando as redes sociais e desgastando o governo de forma acelerada e podem levar Dilma a perder a eleição.

 Facebook perde força

O Facebook, que ainda é a rede social mais poderosa do mundo, vem perdendo força para outros aplicativos. A razão é que os jovens vêm abandonando por causa da adesão dos pais; eles estão migrando, principalmente, para o Twiter e Whats App, que, recentemente, foi adquirido pelo Facebook. Em Teixeira de Freitas existem vários grupos no Facebook, o que tem maior número de participantes é o Fiscalizar Teixeira, com mais de 10 mil componentes, seguido pelo MIPI-Movimento Integração Popular Integrada com aproximadamente 3,5 mil membros. No Whats App tem surgido vários grupos com o número de participantes limitado a 50 pessoas.

Candidatos de Teixeira

Para candidato a deputado de Teixeira de Freitas, tanto federal, como estadual, existem hoje vários nomes. Para federal tem Tabajara Soares, Miro Carvalho, Uldurico Júnior, Mário Lúcio e Genival Bispo; e para estadual tem Temóteo Brito, Marta Helena, Lucas Bocão, Erlita Freitas, Gilberto do Sindicato e Ednaldo Resende. Devido ao apoio da Família Pinto na região de Porto Seguro e na de Teixeira, Uldurico Jr. tem chance de ser eleito porque precisa apenas de 40 mil votos;  para estadual os nomes que representam oposição ao prefeito João Bosco passam a ter mais chance, devido ao desgaste da atual gestão.

Teixeira fez aniversário

Teixeira completou 29 anos sem ter nada para comemorar. Em 2012 elegeu um prefeito com uma diferença de votos nunca vista na história da cidade. Ou seja, 60 % da população depositou esperança de que teríamos um gestor com competência para governar os nossos destinos. Depois da posse, o prefeito aumentou mais ainda a esperança, quando aprovou nos Ministérios das Cidades, recursos com valores nunca sonhados. Mas, depois de 16 meses de governo nada aconteceu, e também devido às questões de ordem moral do seu governo, por isso, a população vive uma grande frustração e alimenta um sentimento misto de indignação e revolta.


Deixe seu comentário