Colunistas

Rouba, mas faz, nunca mais

09/06/2014 - 10h30

FOCO NO PODER

Por Dilvan CoelhoFoco no poder Dilvan

Rouba, mas faz, nunca mais

O povo brasileiro despertou depois que teve a mobilização da garotada em junho de 2013 e após a Copa do Mundo tudo pode acontecer. Ninguém sabe ao certo para aonde a boiada humana poderá se dirigir. Mas, uma coisa ficou clara, o nível de exigência aumentou e o povo não quer mais esmolas, deseja, sobretudo, melhor qualidade de vida e ter mais dignidade. Quer melhores serviços na saúde, educação e maior nível de segurança. A política do “rouba, mas faz” chegou ao fim, pois a população passou a exigir, principalmente, ética e eficiência na gestão pública.

Teixeira perdeu espaço

Os últimos índices que mostram o desenvolvimento das cidades no Brasil foram publicados na revista “Exame” aonde aparecem as cidades mais desenvolvidas do Brasil de acordo com a Firjam, ONU e a FGV. Todas se propuseram a responder à seguinte pergunta, olhando para os 5,5 mil municípios do país: afinal, qual a cidade mais desenvolvida do Brasil? Para facilitar uma comparação – e fomentar ainda mais o debate – EXAME.com reuniu as 500 primeiras cidades que aparecem nas três listas mais completas surgidas nos últimos dois anos. Em nenhuma destas listas Teixeira de Freitas aparece; o que é lamentável.

Reprovação de João Bosco

O índice de reprovação do Governo de João Bosco chegou a um nível nunca visto na história do município com tão pouco tempo de governo: 90%. Com esta reprovação, bater no governo de João Bosco rende votos, desde que quem o faça tenha credibilidade para isso. Até o momento, quem mais tem batido é o radialista Lucas Bocão no seu programa diário na Rede Sul Bahia de comunicações. Porém, quem mais tem ganhado com o desgaste da administração do prefeito é o seu maior adversário, o deputado Temóteo Brito, que até agora não perturbou João Bosco, mas, na campanha, certamente vai cobrar melhoria nos serviços essenciais.

Condição de recuperação

O prefeito João Bosco acredita que vai virar o jogo, foi o que ele falou na inauguração de uma praça no bairro Liberdade. Se o desgaste fosse somente devido à falta de obras, seria mais fácil, no entanto, o que mais tem desgastado é a crise de moralidade que seu governo tem vivido devido às licitações que as empresas de fora ganharam e foram celebrados contratos milionários que estão sendo questionados na Justiça com denúncias formuladas pelo MP. Não bastasse isso, foi gerada uma grande expectativa com os recursos aprovados do PAC e até agora nada foi liberado. Isso fez com que gerasse uma grande frustração.

Candidaturas colocadas

Em Teixeira de Freitas existem, hoje, 4 candidaturas a deputado federal colocadas e 6 para deputado estadual. Os federais são: Uldurico Júnior, Miro Carvalho, Tabajara Soares e Mário Lúcio. Os estaduais, Temóteo Brito, Marta Helena, Lucas Bocão, Edinaldo Rezende, Gilberto do Sindicato e Erlita Freitas. Sendo que três são da base aliada do prefeito, o que deverá fragilizar mais ainda a candidatura da preferida dele, a vereadora Erlita. A partir de agora as candidaturas começam a ganhar as ruas e passam a ser motivo de discussão em todos os recantos da cidade.

Betão tem merecido destaque

No último final de semana, sexta-feira, 4 de junho, o prefeito de Lajedão promoveu uma carreata percorrendo as ruas da cidade para apresentar à população uma patrol e um caminhão caçamba recebidas do governo federal através do PAC. Centenas de carros lotaram as ruas da cidade de Lajedão. Na oportunidade, marcou presença o deputado federal Cláudio Cajado, que receberá o apoio do prefeito Betão, que tem agradecido a atuação do deputado em Brasília no sentido de liberar recursos para o município. Betão é hoje o prefeito mais bem avaliado da região, com 74% de aprovação.

A campanha em Caravelas

O prefeito de Caravelas, Jadson Ruas, vem fazendo uma administração que tem sido questionada na justiça devido a atos de improbidade administrativa e governa sob o efeito de uma liminar, mas, provavelmente, chegará ao final do mandato, mesmo com o desgaste de ordem moral. Ocorre que os adversários da última eleição estão se preparando para derrotá-lo na campanha de governador e de deputados, o que, provavelmente, deverá acontecer.


Deixe seu comentário