Colunistas

A censura da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas

21/07/2014 - 19h34
Coluna Pensando com Coragem

Queridos amigos, estamos começando mais uma semana, e mais uma vez vamos nos debruçar sobre nossas obrigações, sempre antenados aos fatos de nossa região. Antes, quero lhe desejar uma semana cheia de vitórias.

Agora, vamos ao trabalho.

Faz algum tempo que alguns amigos estão me perguntando o porquê de o “Repórter Coragem” não divulgar nada que a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas realiza, nem comparece em nada anunciado pela prefeitura, alegando que com isso o site perde a imparcialidade.

Acontece que não é opção nossa não divulgar o que a prefeitura realiza, ou, deixar de comparecer aos eventos anunciados por ela.

Ocorre que no início da gestão foi criada pelo prefeito João Bosco uma Assessoria de Comunicação, que, a princípio, mandava release de tudo que o prefeito fazia ou deixava de fazer.

Chegamos a receber release de limpeza de cemitério, faxina de garagem, pintura de faixa de pedestre e até patrolamento de ruas, com os exageros e a inutilidade de alguns deles, além da demora em enviar depois que o fato acontece, começamos a criticar, por isso, creio eu, a “Ascom PMTF” achou por bem censurar o “Repórter Coragem”.

Desde que houve a referia censura que não temos acesso a nada do que é feito envolvendo a administração, exceto quando algumas pessoas pegam os releases e encaminham ao nosso e-mail [email protected]; só assim podemos ter o direito de saber o que a prefeitura está fazendo.

Não é nossa intenção deixar de divulgar o que a prefeitura faz de bom, apenas não divulgaremos o que julgarmos desnecessário, como achamos a pintura de faixa de pedestre e patrolamento de ruas, até porque obrigação não merece elogios.

Queremos divulgar o que a prefeitura faz de bom justamente para poder cobrar depois. O “Repórter Coragem” nunca foi veículo de oposição ao prefeito ou à gestão. Quem não caminha com o prefeito sou eu, o cidadão Jotta Mendes, o site tem como obrigação divulgar tudo que interessa a sociedade.

Ao censurar o “Repórter Coragem”, a assessoria tira da nossa Redação o direito de analisar o que deve ou não ser divulgado, tirando também de nossos leitores o direito de saber o que a prefeitura tem feito.

Nossa postura crítica deveria ser observada como positiva para a administração, que deveria dar atenção às críticas, para que pudesse evitar que os erros aconteçam, até porque, só podemos criticar aquilo que estiver errado, o que estiver certo elogiaremos.

Porém, mesmo com a censura e a tentativa de brindar o prefeito, para que ele não tenha conhecimento dos erros que vem acontecendo, nós temos tido acesso a algumas informações e repassado aos nossos leitores, com isso, temos tentado abrir os olhos da administração.

Já a assessoria de comunicação da prefeitura é lerda, ineficiente, incompetente e age tentado censurar a liberdade de expressão.

O prefeito precisa, inclusive, rever alguns membros de sua assessoria, mudar algumas peças.

Assessoria de comunicação não foi criada apenas para ficar nas redes sociais disseminando intrigas, que é isso que a dele tem feito.

Tem pessoas da assessoria de comunicação que passa o tempo criando fakes (perfil falso) no Facebook para atacar aqueles que não rezam na cartilha do prefeito, fazendo coisa de criminosos, até porque perfil falso é crime.

Assessoria de comunicação precisa monitorar tudo que é divulgado sobre a administração, seja de bom ou de ruim, pois, quando ocorre algo de negativo, ela precisa responder, no entanto, a assessoria de comunicação da PMTF age como avestruz, esconde a cabeça e deixa o rabo de fora.

Inclusive, tem alguns membros da referida assessoria que concluíram recentemente o curso de jornalismo, no entanto, parece que a única coisa que aprenderam foi fazer intrigas, pois, nunca agiram como uma assessoria de comunicação, de fato. São, na verdade, uma assessoria de release – muito mal feito por sinal –, que deveria, no mínimo, ser, mais ágil.

O principal produto da assessoria de release, Ops! comunicação, é a farta distribuição de release sem qualquer nota esclarecendo o que foi divulgado de forma negativa na imprensa.

Quando a assessoria precisa esclarecer algo, ela parte para o ataque, como fez quando o “Repórter Coragem” divulgou que o prefeito teria prestado depoimento no caso Gel Lopes. Ao invés de tentar esclarecer o que o prefeito foi fazer na calada da noite de segunda-feira de carnaval na sede da 8ª Coorpin, a assessoria partiu para agressão e difamação, divulgando uma nota de repúdio contra o “Repórter Coragem” e contra o blogueiro Dilvan Coelho, que teria replicado a matéria em seu blog.

O ato impensado que mostrou a incompetência do prefeito e da assessoria só serviu para repercutir ainda mais a matéria divulgada no “Repórter Coragem”.

Portanto, queridos leitores, o “Repórter Coragem” foi censurado, assim como foi o blog de Dilvan Coelho. Não é nossa opção deixar de divulgar o que a prefeitura faz de bom, apenas não vamos pegar essas informações na concorrência.

Um forte abraço.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário