Ruas abandonadas causam prejuízos e insegurança à população de Itamaraju
A solução para esse problema seria a canalização do local para desviar a água, a fim de evitar o alagamento das casas. “O calçamento das ruas é muito importante, mas a nossa principal reivindicação é o conserto dessas valetas e o desvio da água para proteger nossas casas”, indicou outro morador.
Sem solução
De acordo com depoimentos, nas gestões anteriores, foi feito o encaminhamento da obra, que não chegou a ser começada. No atual governo, houve outro estudo no local, mas, segundo a população, o levantamento não foi concluído.
Disseram os moradores que recentemente uma comissão de vereadores esteve em visita ao local, porém, a Câmara ainda não se manifestou a respeito de obras para conter os prejuízos causados pela falta de infraestrutura nas imediações.
“Nossos imóveis estão sendo desvalorizados, porque essas ruas encontram-se completamente desprezadas”, queixou-se um terceiro morador. Além das valetas e esgotos a céu aberto, a Rua Borba Gato está totalmente tomada pelo mato, já que há muito tempo a prefeitura não faz a capina do local.
Insegurança
A falta de segurança na região também preocupa os moradores, porque, segundo eles, não há policiamento no local. Isso, conforme denunciam, facilita a proliferação de pessoas maldosas na redondeza.
Informaram que durante a noite, usuários de drogas se aglomeram na calçada de uma casa comercial na Borba Gato, fechada ha bastante tempo, e em terrenos baldios ao redor para consumo de entorpecentes. “Nós chegamos a ficar com medo, e evitamos até de sair de casa à noite”, confessou uma dona de casa.
A iluminação na área é precária, o que aumenta a insegurança da população. Constantemente, falta energia elétrica nas imediações, além da oscilação na rede, quase todos os dias.
Por Jean Batatinha